Tuesday 12 May 2015

104 rondas sem acordo + fim da missao da EMOCHM = IMPASSE

 





 
Segundo José Pacheco, eis a causa do impasse:

"As propostas que a Renamo apresenta, nas questões militares e nas de despartidarização do aparelho de Estado não são aceitáveis, uma vez que entram em conflito com outras leis em vigor no país."
Por seu lado, a Renamo nao entrega a lista dos seus homens enquanto nao souber exactamente como sera feita a integraçao, penso que a intransigencia deve-se a ma experiencia que tiveram com a implementaçao do AGP de Roma!
Entretanto, o impasse na despartidarizaçao tem e ver com a realização de actividades partidárias dos titulares dos cargos públicos dentro das horas normais de expediente e a exigencia da Renamo que as empresas cujos proprietários são gestores públicos, ou que são propriedade dos seus familiares directos, sejam impedidas por lei de participar em concursos públicos nas instituições do Estado ou em instituições públicas onde aqueles ocupam cargos.
Reparo que mais uma vez a Frelimo usa a desculpa das Leis, como se as Leis fossem estaticas, ja vimos esse argumento quantas vezes?
A EMOCHM ja esta a fazer as malas para se ir embora e fica claro que o modelo de dialogo/negociaçao no CCJC esta esgotado e acabou o seu prazo de validade!
E agora ?

No comments: