Monday 6 January 2014

«Eusébio é referência incontornável do futebol mundial»

O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz.

                        
O Presidente da Republica de Moçambique, Armando Guebuza, divulgou há momentos a sua mensagem de condolências pela morte do futebolista luso-moçambicano, Eusébio da Silva Ferreira, que perdeu a vida na madrugada deste domingo, 5 de Janeiro de 2014.
Na sua missiva, o Chefe de Estado moçambicano considerou a Pantera Negra como sendo uma «referência incontornável e insuperável» do futebol mundial, pertencente a uma geração «rica do futebol moçambicano».


Eis na íntegra a mensagem de Armando Guebuza:
«Moçambique, os moçambicanos e o mundo do desporto estão de luto. Perdemos, a 5 de Janeiro de 2014, Eusébio da Silva Ferreira, futebolista de primeira água e com uma carreira internacional célebre e celebrada como uma referência de grande craveira.
Foi pois, com profunda mágoa e consternação que tomámos conhecimento desta triste notícia. Triste e chocante porque veio tirar-nos um homem que, durante décadas, praticou o futebol com elegância, galhardia e arte. Por mérito dessa sua forma de jogar e de saber jogar futebol Eusébio constituiu-se numa verdadeira fonte de inspiração e de alegria para milhões de moçambicanos e de cidadãos do resto do mundo.
Nascido no chão da nossa terra, a 25 de Janeiro de 1942, Eusébio da Silva Ferreira, com os seus pés nus, construiu, a partir da nacionalista, desportiva, poética, artística e multifacetada Mafalala uma carreira que viria a torná-lo uma referência incontornável na rica geração dos futebolistas moçambicanos e de outras parte do globo do seu tempo.
O Pantera Negra projetou o nome desta Pátria de Heróis à escala planetária. Ao mesmo tempo, demonstrou que, com auto-estima, determinação, criatividade e muito trabalho nós, moçambicanos, podemos realizar os nossos o sonhos transformando desafios em oportunidades.
Neste momento de muita dor, gostaríamos de endereçar as nossas mais sentidas condolências à família enlutada, aos amigos e admiradores de Eusébio da Silva Ferreira, bem como a todos os desportistas e cidadãos do mundo inteiro que perderam uma referência insuperável.

Até sempre Eusébio!».

1 comment:

Anonymous said...

LIKE