Friday 10 January 2014

Armamento e militares continuam a seguir para zonas de conflito

Dois camiões militares e três machimbombos cheios de jovens saíram ontem de Maputo


- Entretanto, uma fonte autorizada do Ministério da Defesa disse que não estava a par da informação, mas “movimentações de militares é algo normal no país”
Numa altura em que o cenário de verdadeira guerra desenha-se a cada dia que passa, continua-se a observarse em quase todo o país, movimentações das Forças de Defesa e Segurança (FDS) de um canto para o outro.
Naquilo que é descrito como estando alinhado ao contexto da guerra, no fim da tarde de ontem, partiu de Maputo, uma coluna militar ou militarizada de viaturas, composta por dois camiões carregado de arsenal militar e três machimbombos lotados de jovens, que se acredita serem militares.
A coluna passou a vila de Marracuene por volta das 17 horas, pela Estrada Nacional Número Um (EN1), numa marcha com sentido sul-norte e acredita-se que tenha como destino as zonas de conflito que, neste momento, parecem ter alcançado o país todo, tendo em conta as frentes de Nampula, Sofala e Inhambane.
Segundo descrições feitas por várias pessoas que com o media mediaFAX falaram, os três machimbombos que iam na coluna são da transportadora Nagi Investimentos, uma firma que faz o transporte interprovincial de passageiros.
Descreveram as fontes do media media- FAX que os três machimbombos iam a meio, pois a frente estava um camião militar carregado de material bélico e alguns militares e ainda uma metralhadora por cima do capô. No fim da coluna, seguia um outro camião militar com as mesmas características, ou seja carregado de arsenal militar e alguns soldados. Os machimbombos que iam a meio, carregados de jovens, tem as seguintes chapas de matriculas: ACB 855 MP/ CDJ801 MP/ ADJ 811 MP.
A partir de vários contactos telefónicos tentamos abordar os gestores da Nagi Investimentos mas nenhum deles dignou-se a atender o seu telemóvel.
Entretanto, uma fonte autorizada no Ministério da Defesa disse que desconhecia as movimentações que estavam em curso, mas que “deviam ser normais, pois as FDS movimentam-se em todo o país no âmbito das suas atribuições”.
“Oficialmente não tenho informação, mas a movimentação de viaturas militares é normal e permanente no país”-disse Benjamim Chabualo, assessor de imprensa no Ministério da Defesa Nacional.

MEDIAFAX – 10.01.2014, citado no Moçambique para todos

No comments: