Wednesday 15 January 2014

Última Hora* Última Hora* Última Hora* Última Hora*

PIC intima Alice Mabota

Maputo (Canalmoz) – Agentes da Polícia de Investigação Criminal (PIC) estiveram na manhã desta quarta feira nas instalações da Liga dos Direitos Humanos (LDH) para intimar Alice Mabota, presidente da organização, alegadamente por incitação à violência e desobediência civil.
Segundo fonte da Liga dos Direitos Humanos, Alice Mabota terá assim de comparecer às 13 de hoje na PIC da cidade de Maputo, para prestar declarações. Alice Mabote tem, como muitos outros cidadãos, escrito mensagens muito críticas ao Chefe de Estado a quem tem responsabilizado pelo Estado de guerra civil em que o País está mergulhado.
Este é o segundo caso em que o Governo de Armando Guebuza intimida cidadãos por manifestarem publicamente a sua opinião. Nos finais do ano passado, a Procuradoria-Geral da República instaurou um processo-crime contra o académico Castel Branco, por este ter escrito uma um artigo de opinião a criticar actuação do Chefe de Estado. A Procuradoria notificou também o jornal Canal de Moçambique e o Mediafax, a prestarem declarações por terem difundido a opinião do académico Castel Branco.
De uns tempos para cá, têm se multiplicado episódios de policiamento ideológico onde qualquer cidadão que discorde dos procedimentos da Frelimo e de Armando Guebuza, torna-se um alvo a combater e vítima preferencial de um grupo de analistas previamente seleccionados pelo partido Frelimo para uma campanha de desinformação e propaganda.

(Notícia em actualização)

1 comment:

Adercio said...

Pergunto eu onde eque Foi a Liberdade de Expressao? Povo Mocambicano esta na Hora de lutarmos Pelos nossos direitos que estao em causa