Tuesday 7 January 2014

Mafalala despediu-se do seu filho querido

Amigos de infância prestaram testemunho da relação que tiveram com o Pantera Negra.

Mafalala despediu-se do seu filho querido
Enquanto a cidade de Lisboa parava para as cerimónias fúnebres de Eusébio, Mafalala também rendia homenagem a aquele que foi um dos mais queridos filhos nado naquele popular bairro da cidade de Maputo.
Nesta segunda-feira à noite, e numa tenda improvisada na rua que ostenta o nome do Pantera Negra, moradores e admiradores do ex-futebolista quiseram prestar homenagem a esta figura incontornável a nível mundial.
A cerimónia organizada pela Associação Desportiva e Recreativa da Mafalala foi simples, mas marcada de muito simbolismo. Desde cidadãos anónimos, figuras bem conhecidas ao nível desportivo e cultural, marcaram presença neste ato e recordaram a relação de Eusébio com o bairro.
Entre lágrimas e aplausos, várias pessoas prestaram os seus testemunhos sobre como foi a convivência com Eusébio que saiu daquele bairro com destino a Portugal há mais de 50 anos. Neste acto, para além de familiares e amigos de infância do astro do futebol mundial, tomaram parte membros do Governo moçambicano e do Município de Maputo.
O sheik Cássimo David, líder religioso muçulmano, também prestou o seu testemunho, tendo recordado os momentos em que com Eusébio representavam a equipa dos Brasileiros da Mafalala que «tornou-se imbatível no torneio que era disputado no bairro de Xipamanine».
Referir que enquanto decorria esta homenagem, os presentes acompanhavam pela televisão as cerimónias que decorriam em Lisboa e que tiveram retransmissão pela televisão pública e por três televisões privadas moçambicanas.

No comments: