Saturday 18 January 2014

Dois pilotos da TAP assaltados em Maputo


Casos de corrupção e extorsão envolvendo a polícia não são raros e têm aumentado em Maputo


Um comandante e um piloto da companhia aérea portuguesa estiveram sequestrados durante uma hora e meia por cinco homens que vestiam a farda da polícia civil moçambicana.
 
 
O táxi onde viajavam um comandante e um piloto da TAP foi mandado parar, na passada quarta-feira à noite, em Maputo, por uma carrinha pickup com cinco homens que vestiam a farda cinzenta da polícia civil moçambicana. Poucos minutos antes, tinham sido disparados alguns tiros para o ar no local onde viajavam.  
Em pouco tempo, um dos cinco homens entrou no táxi e obrigou o motorista a seguir até a um local mais remoto da cidade. Minutos depois, os dois portugueses foram obrigados a entregar o dinheiro que tinham nas carteiras, sob a ameaça de armas. E nem o facto de se terem identificado como pilotos de aviação da companhia aérea portuguesa dissuadiu os assaltantes. 
Os pilotos foram obrigados pelos agressores a permanecer no local ermo durante cerca de hora e meia. Foram revistados e ameaçados, mas não agredidos. 
A TAP está a recolher informações sobre o caso. 

Queixas das embaixadas em Maputo


O Expresso sabe que casos destes com a polícia não são raros e têm até aumentado na capital moçambicana. Só esta semana já é o terceiro relato com cidadãos internacionais, não apenas portugueses. Não se trata de nada organizado. Este tipo de corrupção e extorsão incide principalmente na zona pobre de Maputo. 
Muitas vítimas nem apresentam queixa, por receio de serem de novo extorquidas na esquadra. Várias embaixadas têm apresentado sucessivas reclamações ao Ministério do Interior moçambicano. 
Contactado pelo Expresso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros não comenta o caso "dado não ter conhecimento do mesmo". Uma assessora de imprensa adianta que nem a Embaixada de Portugal em Maputo, nem o Consulado-Geral foram informados sobre o assunto e também "não houve qualquer participação do caso".

No comments: