Wednesday 8 January 2014

Ministério da Defesa e Polícia contradizem-se sobre a situação de Homoíne (#canalmoz)


Enquanto a Polícia diz que é um falso alarme, o Ministério da Defesa anuncia a captura de supostos “homens armados da Renamo”

Maputo (Canalmoz) – O Governo está a dar informações contraditórias sobre o que se está a passar em Homoíne, província de Inhambane, sul de Moçambique. A Polícia diz uma coisa e o Ministério da Defesa Nacional diz outra, completamente diferente. O porta-voz da polícia em Inhambane, Delcir Marquel, veio esta segunda-feira ao público informar que não existem homens armados em Homoíne e tudo não passou de um “falso alarme” e que se trata de ladrões de gado que querem agitar a população. Esta terça-feira o Ministério da Defesa em Maputo convocou a Imprensa para, através do director Nacional da Política de Defesa do MDN, Coronel – Cristóvão Chume, anunciar a captura de supostos “homens armados da Renamo” em Homoíne.
Só que o Ministério da Defesa não diz quantos homens da Renamo foram capturados nem em que circunstâncias foram capturados. Está assim aberta a contradição entre as autoridades e com tentativas de aproveitamento político à mistura.



Forças de defesa e segurança em Homoíne



Segundo o director Nacional da Política de Defesa do MDN, Cristóvão Chume, um contingente das forças de defesa e segurança já está em Homoíne.
“As forças de defesa e segurança estão no terreno neste momento.”



Governo acusa a Renamo de recrutamento de jovens



O Coronel Cristóvão Chume acusa a Renamo de estar a recrutar e treinar jovens para ingressarem nas suas fileiras.
“Nos últimos dias, a Renamo tem vindo a recrutar jovens, na zona da Gorongosa e actualmente em também em Homoíne”, acusa.



(André Mulungo e Eugénio Bapiro, Canalmoz)

No comments: