Sunday 19 January 2014

Hotel de 250 milhões de dólares nasce na marginal





O empreendimento estará localizado no Centro de Conferências Joaquim Chissano

  • É resultado de uma parceria público-privada e será construído pela chinesa AFECC
  • O presidente da República já lançou a primeira pedra e a conclusão está prevista para 2015
O Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano terá nova face até finais do próximo ano, quando ficar concluído um ambicioso complexo turístico, cuja primeira pedra foi lançada ontem pelo Presidente da República, Armando Guebuza.
Trata-se de um projecto que nasce de uma parceria público-privada, que será executado pelo grupo chinês da área de construção Anhui Foreign Economic Construction (AFECC), numa área de 85 mil metros quadrados. Orçado em 250 milhões de dólares norte-americanos, financiado por capitais chineses, o empreendimento vai compreender três partes, nomeadamente, um hotel cinco estrelas, um Centro de Conferências e salão para festas.
A capacidade que se vai instalar será de 290 quartos, salão de festas com capacidade para  2000 pessoas. Os intervenientes, tanto da parte chinesa quanto da moçambicana, acreditam que vai ali nascer um chamariz de turistas nacionais e estrangeiros.
O Presidente da República, na sua intervenção, começou por evocar as longínquas relações de amizade e de cooperação como o elemento mais importante na parceria acabada de firmar. Depois referiu-se à importância daquele empreendimento no contexto da melhoria da imagem da cidade capital e do papel que o turismo tem vindo a desempenhar na economia moçambicana.
Já a parte chinesa, através do Presidente Executivo da AFECC, Wang Hao, prometeu executar as obras em tempo útil, assegurando que até finais de 2015 o complexo será uma realidade. Aliás, a AFFEC é considerada empresa com tradição na construção de hotéis. Segundo o embaixador da China em Moçambique, Li Chunhua, são já 18 os hotéis construídos pelo grupo, e, em Moçambique, o acabado de iniciar será o terceiro.
Espera-se que na fase de construção o empreendimento empregue 1 000 moçambicanos, número que poderá superar os 2 000 na fase de operação, segundo revelou ao “País económico” o embaixador da China.
Além do governo moçambicano, representado pelo Presidente da República e pelo ministro do Turismo, Carvalho Muária, e da parte chinesa pelo embaixador plenipotenciário não residente, Li Chunhua, e pelo Presidente Executivo da AFECC, Wang Hao, o lançamento do Projecto de Desenvolvimento do Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano foi testemunhado por diversas individualidades, entre as quais o edil de Maputo, David Simango, e a governadora da Cidade de Maputo, Lucília Hama.

O Centro de Conferências Joaquim Chissano

O Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano foi inaugurado a 25 de Junho de 2003, momentos antes da II Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), que se realizou de 4 a 7 de Julho de 2003.


5 comments:

Anonymous said...

Pessoas clamam pela solução do conflito em que o Guebuza é mentor, sem peso de consciência ele está nos lançamentos de pedra para fortificar sua economia, seu objetivo principal e que o obrigou a iniciar com guerra para continuar a governar. Arriscou o pão dos outros, Paunde eu não sei se sabe de que depois que Frelimo for destituida não terá mais emprego e vai no colo do irmão Guebuza, numa vala comum. Marginais....

Anonymous said...

Há pessoas que são mesmo talentosas em comentar desfasadamente! Afinal de contas o que as pessoas querem? Se Guebuza faz dez coisas boas não são bem comentadas e não faltam pessoas para tentar enganar o publico, fazendo-o pensar que tais coisas boas são uma fantochada (como é o caso do Hotel em causa que é muito importante para a economia nacional), mas se o mesmo Presidente faz uma coisa errada, por mais pequena que seja, as pessoas quase que se rasgam as bocas fazendo os comentários. Na minha opinião, não devemos confundir o ódio que sentimos por alguém com o seu mau caracter.

Anonymous said...

Não desqualifiquei, leu e entendeu o trecho acima ou também está no grupo dos idiotas?! Se parasse e virasse a atenção ao que o povo solicita não seria muito mau, mas enquanto sabemos de que tudo o está a acontecer e obra de Guebuza para torna-se mais poderoso a custa de vidas em Muxungwe e Gorongosa.
Sabe meu caro, para mim eu acho que é bom ser guarda mas na casa de Deus do que intocável rei na casa de Satanás, ambicionar a Guebuza é ambicionar ao reino satanico. É um bem muito mau o que Guebuza tem, se é militante da Frelimo e admirador de Guebuza, ainda não sabe o que segue, você e seus familiares mendigos morrerao por sua burrice. Admiro bastante os teus ideais marginal...

Anonymous said...

Qal e o problema de guebusa lancar a primeira pedra? Tnha q viver em muchungwe. Ou seja vc e d q partido? Guebusa faz mui nest pais apesar d seus peqenos erros ninguem n falha neste mundo e bom elogiar tambem oq foi feito em vez de toda h xtarem a gastar vosso tempo em criticar as obras de art q faz o PR. Forca frelimo e PR. Q trabalham de dia e noit pra o bem deste belo mocambique.

Anonymous said...

S esses q comentam mui mal sobre guebusa fossem filhos de deus nao iam falar de vala comum, nao iam invocar a morte de alguem. Deus e qem dertemina a morte de cada um todos nos moreremos esqeceu?