Saturday 7 May 2011

Últimas do Savana




A hora do fecho


.. Muito concorrida com o crâneos económicos da praça a sessão com o economista chefe do Banco Mundial. Apesar dos desafios colocados pelo economista chinoca, a conversa entre os moçambicanos é como vai o governo descalçar a bota da cesta básica.

.. Noutros quadrantes fala-se do desafio que se coloca ao novo timoneiro do Conselho Constitucional. Para não ter rabos de palha precisa mesmo de se livrar de todas as ligações empresariais bem conhecidas na praça.


.. Apesar dos escribas moçambicanos protestarem contra os magros salários que auferem, a mola oferecida pelos prémios da Mozal apenas despoletou o interesse de 12 “aventureiros”. É caso para se perguntar o que anda mal na problemática interna dos “prémios de jornalismo”.

.. A Beira continua a parecer ser um verdadeiro berço de radicais. Esta semana foi a vez do administrador marítimo mostrar a sua raça. Barco que não esteja em condições vai ser destruído.
Senhor administrador, antes de destruir não é possível reparar?

.. Em Maputo, os governantes há muito se esqueceram do seu palavreado a favor da aliança operário-camponesa. Este ano lá fizeram mais uma gazeta aos desfiles que trouxeram alguns milhares de trabalhadores às ruas da capital.

.. Com mais de um ano de atraso, os brazucas da Vale começam o próximo fim-de-semana a extracção e o transporte de carvão de Moatize em direcção à Beira. Grande expectativa na resposta a dar pela linha ferroviária de Sena ...

Em voz baixa

.. Más notícias da tuga para Moçambique. Apesar dos apoios serem mais ou menos minúsculos quando comparados com os 100 mil milhões de ajuda internacional que Portugal vai receber, as notícias do apertar do cinto lá não deixarão de ter reflexos institucionais por cá.

Savana, o6/05/11

No comments: