Saturday 28 May 2011

Água Vumba entre os melhores produtos do mundo



Água Vumba, uma das marcas moçambicanas de água mineral, acaba de ser reconhecida como um dos melhores produtos do mundo no que respeita à qualidade e ao sabor
Colocada entre as melhores do mundo em termos de sabor e qualidade, a Água Vumba é hoje motivo de orgulho dos moçambicanos. O “O País Económico” traz alguns aspectos relativos ao processo produtivo do prestigiado produto.
A Água Vumba, uma das marcas moçambicanas de água mineral, acaba de ser reconhecida como um dos melhores produtos do mundo no que respeita à qualidade e ao sabor. A entidade responsável pela atribuição do prémio é o Instituto Internacional de Sabor e Qualidade, uma organização de Bruxelas, internacionalmente reconhecida no teste do sabor e qualidade de produtos alimentares.
Entre produtos de diferentes países do mundo presentes no concurso que teve lugar em Fevereiro e Março deste ano, a Água Vumba recebeu uma classificação de duas estrelas, numa escala classificativa máxima de três, o que acaba por ser suficiente para pôr aquele produto entre os melhores colocados do mundo em relação à qualidade e ao sabor.
Este é o segundo prémio que a Água Vumba recebe depois de, em 2008, ter sido premiada em reconhecimento à qualidade, e de ter merecido o reconhecimento do Ministério da Indústria e Comércio através da atribuição do selo made in Mozambique.
A distinção da Água Vumba, de acordo com a directora-geral da empresa, Kátia Hassan, constitui motivo de orgulho, não só ao nível interno, mas também a todos os moçambicanos, visto tratar-se de um produto nacional.
A água Vumba, que está presente no mercado há 51 anos, abastece apenas o mercado interno, sobretudo as regiões centro e sul do país, sendo que uma das suas perspectivas é atingir os países vizinhos e diversificar a produção, incluindo água com gás e refrigerantes.

Processo produtivo

A fábrica da Água Vumba está localizada na província central de Manica e conta com 187 funcionários, dos quais 151 estão directamente no departamento fabril. Nas imediações da fábrica está situada a serra montanhosa, donde a água é extraída para ser engarrafada.
De acordo com a engenheira química da empresa, Sandra Lamuel, a água é transportada por gravidade para um primeiro tanque com capacidade de 50 mil litros. Já no interior da fábrica, é conduzida para tanques com capacidade para 20 mil litros, onde passa pelo processo de filtração.
Anida no processo produtivo, amostras da água são submetida à preparação laboratorial, onde se faz a filtração de análises das bactérias.
A lavagem e enchimento das garrafas de 0,5 e de 1.5 litros, colocação do rótulo e a selagem fazem parte do processo seguinte.
A Água Vumba produz, actualmente, quatro mil caixas por dia, correspondentes a 60 mil litros, o que, de acordo com a directora-geral, é suficiente para satisfazer a demanda.
Em termos de vendas, a Água Vumba cresceu 200%, de 2005 a esta parte, isto é, de 300 mil caixas para 900 mil.

O País

No comments: