Tuesday 24 May 2011

Daviz Simango volta a ser premiado como melhor edil de Moçambique

Para além da Beira, Inhambane também foi premiada por ser “atracção turístrica”

Maputo (Canalmoz) – O Conselho Municipal da Beira (CMB), único município gerido pela oposição, que tem como presidente Daviz Simango, também presidente do MDM, acaba de ganhar três prémios nas categorias de limpeza, combate ao crime e boa administração.

Canalmoz. Continue lendo aqui.

5 comments:

Anonymous said...

De acordo com o jornal noticias:
Entrega do diploma de mérito ao Município de Chimoio
Cinco municípios premiados: Intensificam-se actividades do Mês da Auditoria
O Presidente do Instituto de Auditores Internos de Moçambique, Jorge Marcelino, manifestou a sua satisfação pela grande adesão dos profissionais da área às actividades alusivas ao Mês Internacional da Consciencialização da Auditoria Interna, que esta semana entra na fase conclusiva.
Maputo, Segunda-Feira, 23 de Maio de 2011:: Notícias
Ele disse ao nosso jornal que a partir de hoje inspectores gerais de vários ministérios deslocam-se às províncias com o objectivo de divulgar no sector público a importância de que se reveste a referida actividade.
Estão também previstos encontros de trabalho com auditores, inspectores, gestores financeiros e agentes de controlo interno das diversas instituições do Estado.
Entretanto, decorreu também nas cidades da Beira e Chimoio, nos dias 16 e 17 do corrente mês, o lançamento do IIA-Moçambique, e palestras alusivas ao mês na Universidade Católica de Moçambique, na Beira, e nas sessões participaram auditores internos, dirigentes, gestores financeiros, membros do instituto e estudantes universitários dos cursos afins.
Jorge Marcelino disse-nos também que realizou-se há dias no Instituto Comercial de Maputo uma palestra subordinada ao tema Auditoria Interna e outras matérias, em particular a importância das certificações profissionais emitidas pelo Instituto de Auditores Internos – Global.
No âmbito das realizações do mês, cinco municípios, sendo dois de Inhambane, um de Nampula, outro do Niassa e finalmente de Chimoio, recebem diplomas de mérito por terem apresentado as contas de gerência de 2009, com apreciação favorável devido ao seu alinhamento no sistema de controlo interno, facto que contribuiu para a melhoria da gestão financeira e patrimonial e em resultado da auditoria feita pela Inspecção Geral de Finanças.
Esta actividade, de acordo com o Inspector-Geral de Finanças, deverá prosseguir, pois que visa sobretudo enaltecer os sectores que se esmeram no cuidar dos fundos do Estado, “evidentemente sem deixarmos de lado o procedimento de penalizar os que agem de forma contrária, ou seja, o desrespeito pelo preceituado quanto à gestão de fundos públicos”.
O IIA-Moçambique é uma agremiação profissional, cultural e científica sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que congrega até à data 550 membros, de entre técnicos, especialistas e pessoas colectivas ligadas à área da auditoria.
O organismo internacional desta especialidade adoptou Maio como o Mês Internacional de Consciencialização sobre Auditoria Interna, “sendo esta uma oportunidade perfeita de se promover a profissão e seu importante contributo na gestão de uma organização, no controlo interno e na gestão de riscos”.
Porque sera que o Municipio da Beira na aparece nestas lista? O Relatorio da Conta Geral do Estado referente a 2009 destaca 3 municipios que nao prestaram contas: Mueda, Milange e Beira. Quem fala a verdade?

JOSÉ said...

O facto é que a gestao de Simango foi reconhecida como boa, contrariando o que os frelimistas costumam afirmar.

JOSÉ said...

Sobre Chimoio, o Canalmoz de hoje traz um texto sobre a realidade de Chimoio, da autoria de Edwin Hounnou, um conhecedor da cidade e da região. No entanto, segundo o Noticias, foi entregue um diploma de merito ao Municipio!

Anonymous said...

Nao tenho duvidas que ele fez um bom trabalho no primeiro mandato e esteja a enfrentar muitas dificuldades dos frelimistas que a todo custo querem que ele falhe. No entanto, as informacoes de varios quadrantes na cidade da Beira nao sao muito abonatorias quanto ao trabalho realizado pelo elenco nos ultimos dois anos. Por outro lado a Lei orcamental em vigor obriga que todas as instituicoes do Estado devem declarar dentro dos prazos legalmente estabelecidos as receitas proprias e as receitas consignadas bem como as despesas realizadas para que o ministro das financas possa prestar contas a Assembleia da Republica. Acontece que a adenda 2 do Documento-relatorio referente a Conta Geral do Estado refernte a 2009 apresentado a Assembleia da Republica nesta sessao inclui um mapa e a informacao dos municipios que prestaram essa informacao, ou seja prestaram contas e os que nao prestaram. Destes tres nao prestaram contas: Mueda, Milange e Beira. Agora nao sei de que boa governacao se refere o premio e a que ano se refere. Porque a conta de 2010 ainda nao e publica e so sera depositada na Assembleia da Republica em meados do proximo ano para ser debatida e aprovada. Penso que todos devemos ajudar o municipio da Beira a ser um bom exemplo e acredito que tem condicoes para tal mas ja nao concordo em se encobrir aspectos negativos que em nada dignificam ao nosso pais e a oposicao. E interessante que o canal de mocambique ( jornal impresso)de hoje ja nem sequer faz referencia ao premio. Porque sera? E bom reflectirmos mais sobre assunto.

JOSÉ said...

Tomei nota e respeito a sua opiniao, mas isso contradiz varias outras opinioes!
Um abraço!