Sunday 13 July 2008

Renamo acusa Frelimo de fomentar violencia física

Faustino Lecaneque, ex-deputado da Assembleia da República, que falou em exclusivo ao «Canal de Moçambique», disse que Absalão Sueia, primeiro secretário da Frelimo naquele município, “tem vindo incentivar jovens no sentido de boicotarem as actividades do partido Renamo”, e fá-lo sempre que a sua formação política pretende realizar qualquer actividade. Acusa concretamente a Frelimo de recentemente ter promovido um acto provocatório que acabou em pancadaria de que resultaram feridos que acabaram por receber tratamento hospitalar. A Polícia confirma mas diz que foi apenas “coincidência de programas”. Segundo o nosso interlocutor, o primeiro secretário da Frelimo na cidade de Nampula, vem dizendo aos populares que “em Moçambique não há espaço para a Renamo” e afirma ainda, e citamo-lo, que “isto é apenas da Frelimo”. “Para ele saber que nós somos sérios vamos lhe dar uma lição, para ele sentir-se como cidadão e não como um político turvo”, afirma Faustino Lecaneque em tom que dá para perceber que as picardias vão começar a acentuar-se à medida em que se aproxima uma novo ciclo eleitoral que se inicia com as 3.ª as eleições autárquicas e se concluirá com as 4.ªs eleições gerais, Legislativas e Presidenciais no próximo ano.

“A Renamo está farta das brincadeiras de Absalão, mas como ele insiste nós vamos lhe dar o que ele está procurando que é exactamente uma lição inesquecível”, prossegue Lecaneque. Num outro desenvolvimento, aquele membro sénior da Renamo, sublinha que “parece que ele se esquece que não é querido nesta cidade, pelos desmandos que vem realizando contra os munícipes”. A mesma fonte acusa igualmente o primeiro secretário da Frelimo na cidade de Nampula de estar “a usar meios públicos para fins partidários”. “Ele anda a comprar bebidas e alugar carros para transportar jovens aos locais onde a Renamo realiza suas actividades para estes cometerem desmandos”.

Antecedentes

Segundo Lecaneque, o primeiro secretário da Frelimo na cidade de Nampula, criou um grupo de jovens para inviabilizar o decurso do comício que o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, realizou naquele município em princípio de Junho último embora “sem conseguir que fossem logrados os efeitos desejados”, e no último fim-de-semana, na zona de Mutavarex, no bairro de Namicopo, arredores da cidade de Nampula, onde a Renamo pretendia inaugurar a sua sede, voltaram a repetir-se as mesmas “provocações”. “Fomos surpreendidos por um grupo de quarenta jovens, alegadamente a mando do senhor Absalão, que se envolveram em escaramuças tendo havido feridos dois dos quais foram parar à sala de reanimação do Hospital Central de Nampula, onde recebem cuidados intensivos”. O «Canal de Moçambique» tentou, até aqui sem sucesso, ouvir Absalão Sueia mas este encontrava-se ausente da cidade de Nampula, estando a participar numa sessão extraordinária do Comité Central do seu partido na cidade de Maputo. O secretário para Mobilização e Propaganda na Cidade de Nampula igualmente não estava nos escritórios. Foi-nos dito que estava a “efectuar trabalhos de campo com outros membros e simpatizantes” daquela formação política. Entretanto, instado pela nossa reportagem, Miguel Bartolomeu, porta-voz substituto do comando provincial da Polícia da República de Moçambique, PRM, em Nampula, confirmou a ocorrência de que resultaram feridos, mas diz não conhecer detalhes. O porta-voz da Polícia, opinou, no entanto, que se tratou apenas de “uma coincidência de agendas”.


(Aunício da Silva)

(CanalMoz, 10/07/08 )

No comments: