Monday 28 July 2008

PM adjudica empreitadas

Empresários nacionais da construção civil denunciaram, ao ZAMBEZE de 17.07.2008, pp. 16/17, a corrupção que assola o Gabinete de Construções de Projectos Internos, GACOPI, chefiado pelo médico João Alexandre de Carvalho, do Ministério da Saúde. Dizem que as falcatruas que ocorrem no GACOPI, como adjudicação de empreitadas às mesmas empresas e cobranças de comissões, são do conhecimento do ministro Ivo Garrido. A denúncia pública surge como ultimo recurso na procura de uma saída para os problemas que os construtores têm na sua relação com o GACOPI.
No caso de obras superiores a um milhão de dólares, a proposta é remetida à Comissão de Relações Económicas Extras, CREE, presidida por S.Excia senhora Primeira Ministra, explica João de Carvalho. É tarefa da Primeira-Ministra, PM, adjudicar empreitadas? A nossa PM preside tudo – Forum Anti-Corrupção, Conselho Nacional de Combate à Sida, CREE, etc., faltando, apenas, ser inquilina da Ponta Vermelha, se que a vontade não lhe falta. Quando não se deseja que um sector produza resultados, o governo inventa uma comissão qualquer e a PM preside-a.
Apesar da insistência do ZAMBEZE para obter uma explicação do ministro Ivo Garrido, não conseguiu devido à delicadeza dos nomes envolvidos no esquema. É um assunto de grande importância social, que requer que o ministro mande averiguar e anuncie o que está a acontecer. O povo quer saber se, no GACOPI, há roubos. Se os graúdos do governo infiltraram suas empresas para paparem os “concursos” promovidos pelo GACOPI.
Não passa despercebido o facto de o director do GACOPI, na sua tentative de resposta, não ter feito qualquer referência à empresa EMOCIL que dizem João de Carvalho ser sócio, por ensacar as empreitadas do MISAU. Trata-se de um simples esquecimento ou uma atitude propositada para camuflar?
O Executivo de Armando Guebuza está na recta final sem ter apresentado um único corrupto-tubarão, ainda que existam a granel. Os graúdos não punidos quando apanhados na contracurva da corrupção. São tolerados porque estão à procura para serem burguesia à custa dos fundos públicos, é assim que se defende corruptos.
Uma PM deve fiscalizar o governo e ajudar os ministros a cumprir os programas sectoriais. Aqui, talvez, resida a razão da hibernação dos programas de combate à SIDA e o carinho dispensado aos grandes corruptos. No Forum Anti-Corrupção, que Deus o tenha na santa paz, a PM sobrepunha-se ao judiciário. O procurador- geral da República subordinavase à PM?! Esperávamos uma PM que dinamiza o relançamento económico do País. Para o nosso espanto, vemos uma PM envolvida com empreiteiros de construção de obras públicas. Entre quem se repartem as comissões de que se queixam os empreiteiros?
Garrido não tem que se refugiar no conforto do silêncio, alegando tratar-se de uma denúncia anónima. É um problema sério que precisa ser investigado. A Primeira- Ministra vai enviar, ao MISAU, uma auditoria-relâmpago?


( Edwin Hounnou, em a “ A TribunaFax “, de 21/07/08 )

No comments: