Tuesday 22 July 2008

Deviz Simango investe na recolha de lixo

BEIRA – Com vista a imprimir maior capacidade, na recolha de lixo, fiscalização dos vendedores de rua e encurtamento de rotas por parte dos transportes semicolectivos de passageiros, o edil da cidade da Beira, Deviz Simango, na província de Sofala, acaba de alocar cinco viaturas e 10 motos.
Na apresentação pública dos meios, o presidente da cidade da Beira disse que os mesmos custaram mais de 500 mil dólares, valor disponibilizado pelo Conselho Municipal da Beira. A Cooperação Italiana ajudou a autarquia da Beira na compra de uma viatura porta-contentor.
Das cinco viaturas entregues e prontas para entrarem em acção, segundo apurou o A TribunaFax, três serão usados para a recolha de lixo e as outras duas vão reforçar as 10 motos, na fiscalização dos transportes semicolectivos e dos vendedores de esquina. Simango fez saber que uma das viaturas basculante foi oferecida, à sua edilidade, por um empresário que pediu para não ser identificado.
Com a entrada em funcionamento destas viaturas, a cidade da Beira passa a contar com 10 viaturas de recolha de lixo, mas, segundo Simango, mesmo com a chegada das novas viaturas, ainda não são suficientes, uma vez que as mesmas continuam a não responder às necessidades da urbe, “porque a urbe produz mais de 1.200 toneladas de resíduos sólidos”.
“O porta-contentor foi comprado pela Cooperação Italiana, enquanto o camião compactador e as duas viaturas para a fiscalização, bem como as motos, foram compradas com fundos do Conselho Municipal da Beira. A nossa aposta é de continuarmos a investir mais para desenvolvimento deste município”, disse Simango, frisando que, para resolver o problema da recolha de lixo, em toda a cidade da Beira, são necessárias 40 viaturas.
Falou, igualmente, do trabalho que as motos e as duas viaturas vão realizar, fiscalização dos chapas, no encurtamento de rotas e no controle dos vendedores que, no lugar de venderem, no mercado, preferem estabelecer-se, nas ruas.
Chamou atenção aos funcionários que vão usar aqueles meios, no sentido de usarem-nos com cuidado e não os usar para fins pessoas, pois, quem assim o fizer, corre o risco de ser despedido do emprego.“Colegas, estes meios não estão disponíveis para darem boleia aos vossos conhecidos, mas. sim, para servirem aos munícipes da Beira, de forma a que a nossa cidade seja a mais limpa do País”, apelou.
Entretanto, a ameaça do Conselho Comunitário e da Direcção da Escola Primária Completa dos Pioneiros contra o Conselho Municipal da Beira, alegadamente, por a edilidade de Simango se recusar em colocar lombas, na Avenida Vieira da Rocha, que passa defronte daquele estabelecimento de ensino, foi ultrapassada.
O A TribunaFax apurou que o Conselho Municipal da Beira acabou aceitando colaborar com a direcção daquela escola, na colocação de lombas, com vista a travar o crescente índice de acidentes de viação que, frequentemente, vitima os alunos.
Faque Inácio, vereador para a area de Protecção Civil e Sistemas de Transportes, no Município da Beira, que, anteriormente, havia dito que a colocação de lombas não era responsabilidade do Conselho Municipal da Beira, acabou virando a página.
“A medida vai servir como uma forma de responder ao pedido da comunidade escolar e outras forças vivas da sociedade, pois, o Conselho Municipal da Beira analisou a carta e chegou à conclusão de que há necessidade de se colocar lombas, no local, como uma maneira de evitar acidentes de viação, porque muitos automobilistas não respeitam as regras de trânsito”.
Ferraria, frisou que a edilidade da Beira nunca recusou colocar lombas, na estrada situada defronte da Escola Primária de Pioneiros, razão pela qual já está a decorrer o trabalho de sua colocação.
A direcção da escola mostrou-se satisfeita, pelo facto do Conselho Municipal da Beira ter aceite a pressão da comunidade, que só vem ajudar, em certa medida, na redução de acidentes de viação, no local.

(AM/Redacção)

( A TribunaFax, 14/07/8 )

No comments: