Friday 18 July 2008

Frelimistas "irritados " com Editorial do Jornal " Domingo "


-Os confidentes consideram ser uma afronta do “Domingo” as bases do Partido que entenderam não nomear Eneas Comiche nas “’primárias” distritais para a escolha de candidatos a candidato, para as eleições autárquicas de 19 de Novembro próximo.
O Editorial da última edição do Semanário “Domingo” que evocava os feitos do actual edil de Maputo e chamando de traição, caso ele não venha a ser indicado para concorrer para a sua própria sucessão, não terá caido bem nas hostes frelimistas.
O Diário de Notícias apurou junto de algumas figuras ligadas ao Partido da Pereira do Lago que o editorial apresenta-se como “uma afronta” às normas estabelecidas para que cada militante interessado manifestasse o seu desejo de concorrer.
Os frelimistas referem que a democracia interna do Partido abre espaço para todos, daí que, se o Comiche não foi nomeado até agora é que alguma coisa deve existir nas bases que há cinco anos o confiaram para ser candidato, chegando a ser eleito para o cargo que ora exerce, na base de voto popular.
Dizem que, Comiche há cinco anos foi nomeado pelas mesmas
bases que, desta vez, algumas lhe retiraram o voto de confiança.
As fontes explicaram, ainda que, o actual edil só o facto de estar a tentar oficializar a sua candidatura sem cumprir com as normas partidárias está a desrespeitar as normas internas do partido a que ele pertence.
Alguns frelimistas chegam a afirmar que o editorial até parece ser “uma encomenda” de alguém que quer se sobrepôr as normas do partido.
Os confidentes referem ainda que, os nomeados designadamente, David Simango e Generosa Cossa, se o foram é porque são de confiança das bases que estão a cumprir com as normas estabelecidas e as suas candidaturas nunca serão por forma pessoal, mas, através das normas
instituídas para o efeito.
Dizem ainda que a candidatura de Comiche está ferida de
irregularidades na forma como se quer formalizar, daí, não ser a única, com caracteristicas bastantes para subir ao comité da cidade, estrutura central, que representa os sete distritos municipais, a quem compete a nomeação formal dos candidatos.
Explicam que, a formalização das candidaturas deve ser feita pelas estruturas do partido que votaram os candidatos para inscrever os seus nomes nas listas de “candidato a candidato”.
Avançam as fontes, que caso
Comiche venha a ser chumbado na votação do Comité da Cidade, a cara nova que vier irá prosseguir com o desenvolvimento do município e com os planos delineados, pois, os trabalhos que se realizam nos municípios não são pessoalizados mas colectivos e documentados. Não existe os sabichões na Frelimo.
Desdramatizam equívocos de que há interesses, caprichos e ambições umbilicais por satisfazer,
senão, interesses dos munícipes e a bem do País e do município, em particular.
Os homens da Pereira do Lago e Avenida de Angola sossegam as almas receosas e afirmam que na Frelimo os interesses são comuns e nunca pessoais.


P. Machava
( Retirado, com a devida vénia, do “ Diário de Notícias de 14/07/08 )

No comments: