Wednesday 30 November 2016

Proposta de descentralização poderá ser enviada a Assembleia da República em Dezembro

Os mediadores do diálogo político entre o Governo e a Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, afirmam que a proposta de descentralização poderá ser enviada à Assembleia da República, o parlamento moçambicano, em Dezembro do corrente ano.
MAPUTO-A informação foi avançada,a em Maputo, pelo coordenador dos mediadores, Mário Raffaelli, após um encontro entre os membros da mediação, visando contextualizar o antigo Presidente do Botswana, Ketumile Masire, sobre o diálogo, visto que este esteve ausente nas últimas sessões.
"O mês de Novembro é uma data indicativa. Não há problemas se o documento chegar três dias atrasado. Vamos fazer de tudo para enviar"”, disse Mario Raffaelli citado pela AIM.
Segundo Raffaelli, o grupo de coordenadores ainda não harmonizou as contrapropostas feitas (separadamente) pelas duas delegações (Governo e Renamo) . 
A proposta de descentralização foi avançada pelos mediadores do diálogo político tendo sido objecto de contrapropostas por parte de cada uma das delegações.
Em princípio, o documento deveria ser enviado ao Parlamento no corrente mês, mas porque a mediação ainda não consensualizou as contrapropostas poderá ser enviado em Dezembro, de acordo com a fonte.
O Parlamento prevê encerrar as suas actividades no dia 22 do Dezembro do corrente ano.
Na mesa do diálogo constam ainda assuntos relacionados com o desarmamento dos homens da Renamo e sua reinserção social, bem como aspectos económicos.


Folha de Maputo

No comments: