Monday 28 November 2016

Governo manobra para atrasar entrega da proposta de descentralização à Assembleia da República




Faltando às reuniões da Comissão Mista

A delegação mandatada por Filipe Nyusi para negociar com a Renamo a preparação do encontro ao mais alto nível faltou à reunião da Comissão Mista, na tarde da passada sexta-feira, 25 de Novembro.
Segundo apurou o “Canalmoz”, a sessão estava marcada para as 14h30 de sexta-feira, mas apenas compareceram os mediadores internacionais e a delegação mandatada pelo presidente da Renamo, Afonso Dhlakama.
Há informações de que, quando chegou a hora, a delegação governamental telefonou para os mediadores internacionais, informando-os de que iria chegar atrasada.
Segundo as mesmas informações, quando eram 16h00, os mandatários de Filipe Nyusi voltaram a telefonar, para dizer que já não iriam à reunião, tendo manifestado disponibilidade para estarem presentes hoje, segunda-feira.
Mas o “Canalmoz” apurou que a delegação do Governo voltou a avisar que nem hoje, segunda-feira, estará disponível para participar numa sessão da Comissão Mista.
Segundo as nossas fontes, presume-se que, na melhor das hipóteses, a Comissão Mista voltará a reunir-se na próxima quarta-feira.
Em declarações exclusivas ao “Canalmoz”, o coordenador da equipa dos mediadores internacionais, Mario Raffaelli, disse que não sabe quando se vai realizar a reunião da Comissão Mista: “Não sabemos quando vamos ter a reunião da Comissão Mista, porque o Governo pediu um tempo para reflectir. Mas vamos continuar a trabalhar ao nível da mediação, porque o presidente Masire chega amanhã [hoje] a Maputo”.
Por sua vez, um responsável da Renamo disse que a atitude do Governo constitui uma manobra para inviabilizar a conclusão do documento sobre os princípios de descentralização governativa, que, segundo foi acordado a 17 de Agosto, devia ser entregue à Assembleia da República. (Bernardo Álvaro)

CANALMOZ , 28 de Novembro de 2016

No comments: