Friday 18 November 2016

Negociações entre o Governo e a Renamo

 

Mediadores internacionais voltam a reunir-se hoje a sós, para procurarem nova plataforma de entendimento


Os mediadores internacionais voltam a reunir-se hoje, sexta-feira, para elaborarem uma nova versão da proposta sobre a descentralização, com base nas contrapropostas apresentadas pelos mandatários do Presidente da República e do presidente da Renamo.
Grande parte da proposta de legislação sobre a descentralização governativa já foi debatida na subcomissão encarregada de preparar os documentos para entregar à Assembleia da República, a fim de, segundo o que foi assinado pelas partes a 17 de Agosto, ser aprovado até final deste mês de Novembro. Mas as partes, particularmente o Governo, voltaram a recuar nas suas posições.
O Governo foi dizer aos mediadores internacionais que esta matéria sobre a descentralização só pode ser levada à Assembleia da República, onde tem a maioria parlamentar.
Por sua vez, a Renamo comunicou que precisa de datas concretas para o encerramento do assunto, porque, caso contrário, não voltará à mesa das negociações.
“Neste momento, os mediadores internacionais estão a trabalhar.
Como deve ter visto, ontem [quarta-feira], o debate foi sério, por isso demorou três horas. Nós dissemos que agora queremos datas e coisas concretas, porque, caso não, não voltamos mais para discutir nada. Se quiserem, podem matar-nos a todos, como já mataram alguns nossos membros e colegas”, disseram fontes da Renamo, na quinta-feira.


(Bernardo Álvaro)

CANALMOZ – 18.11.2016, no Moçambique para todos
   

No comments: