Wednesday 2 November 2016

Marcelo transforma em realidade sonho de professor moçambicano

Solidariedade

Um sonho indescritível! É assim como Gilberto Reis, modesto director de escola, descreve a sua aventura pelas terras lusas a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, sim, o presidente de Portugal. Mas como tudo aconteceu? Em Maio o estadista visitou Moçambique, tendo passado pela Escola Secundária Estrela Vermelha, na Cidade de Maputo. O chefe de Estado português gostou da hospitalidade e quis realizar o sonho do director daquela escola. Aquilo que parecia marketing político acabou por se transformar em realidade. “Eu não acreditei e quando informei a minha família ela também não acreditou. Apesar disso, foquei-me no que o presidente disse já na viatura. Ele esperançou-me dizendo ‘até Outubro’ e a promessa começou a tornar-se cada vez mais real já em Setembro, quando comecei a receber os primeiros telefonemas da Embaixada de Portugal”, disse com sorriso no rosto.
Até aí, a emoção já havia tomado conta do director, mas o que Gilberto Reis não sabia é que mais surpresas o aguardavam. Depois de tratar toda a documentação, as autoridades portuguesas souberam da data do seu aniversário e a escolheram para a partida à Portugal. Para Reis, era uma pura consciência. Dia da partida. “Era uma manhã, recebi os parabéns dos meus filhos e esposa, daí parti ao aeroporto”. Quando chegou já de noite foi encaminhado ao hotel e o cansaço sugeria um descanso. “Já as 21 ou 22h00, alguém bate a porta, era a assessora do presidente para área da educação e disse-me que íamos a um jantar. Confesso que estava cansado, mas lá fui. Quando cheguei estava preparado um jantar e cantaram para mim e já nem me recordava do cansaço, foi bonito”, descreveu para depois afirmar que já estava satisfeito pelo tratamento, mas o que não esperava é que Marcelo Rebelo de Sousa o chamasse ao palácio presidencial. “Quando recebi a informação fiquei mais uma vez espantado”, revelou.
Gilberto Reis sentou na mesma cadeira onde o presidente de Portugal recebe grandes figuras como Pedro Passos Coelho, presidente do Partido Social Democrata, António Costa, actual primeiro-ministro entre outras individualidades. Gilberto Reis aproveitou a ocasião para tirar muitas fotos e as guarda com carinho. O director da Estela Vermelha considera-se um homem de sorte, pois justamente no dia em que foi recebido no Palácio de Belém teve a oportunidade de trocar algumas palavras com o primeiro-ministro António Costa.  Nos 15 dias que esteve em Portugal, Gilberto Reis conta que foi acarinhado e que no dia de despedida recebeu presentes e garantias de apoio por parte do presidente Marcelo. Marcelo Rebelo de Sousa tem uma forte ligação com Moçambique, pois viveu no país quando o seu pai era governador da então província ultramarina de Portugal.
 
Gilberto Reis acredita que educação moçambicana pode se equiparar à portuguesa
Porque queria aprender mais sobre a educação em Portugal, Gilberto Reis visitou algumas escolas e disse ter ficado impressionado com a organização. “Eles são bem organizados, não sei se é por causa de número limitado de vagas para os professores. Lá há poucos alunos e há muita rigorosidade na contratação de professores, por isso é que os professores já contratados fazem o seu melhor para cumprir com as suas obrigações. É difícil encontrar professores faltosos, professores que não cumprem o plano de trabalho para a sua turma, enfim eles cumprem com os seus deveres”, disse o director. De volta ao país, o educador acredita que Moçambique pode seguir o mesmo caminho e aumentar os seus rendimentos. “Há muitas coisas comuns que fazemos, mas nós fazemos a meio-gás, se nos aplicássemos mais, acredito que poderíamos atingir outros níveis”, acreditou.




O País

No comments: