Saturday 19 November 2016

Governo português envia mensagem ao ministro dos Negócios Estrangeiros a lamentar acidente em Tete

 
O Governo português lamentou hoje o acidente que na Quinta-feira provocou 60 mortos na província de Tete, numa mensagem enviada ao ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói.
 
 
 
 
“Em nome do Governo português, e em meu nome pessoal, venho lamentar o terrível acidente ocorrido na localidade de Caphiridzange, na Província de Tete, e manifestar sentidas condolências às famílias das vítimas”, referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, numa mensagem divulgada pelo seu gabinete.
“Ao expressar a nossa solidariedade ao povo e às autoridades moçambicanas, transmitimos os nossos votos de rápida recuperação a todos os feridos”, declarou ainda Santos Silva.
O Governo decretou hoje três dias de luto nacional pelas vítimas da explosão de um camião-cisterna na província de Tete, centro do país, e que provocou 60 mortos confirmados e 108 feridos (números avançados até às 19h00).
É a segunda vez em menos de dois anos que o Governo decreta luto nacional por causa de uma tragédia na província de Tete, após 75 pessoas terem morrido em Chitima em Janeiro de 2015 de envenenamento por uma bebida tradicional quando regressavam de um funeral.
O porta-voz do Conselho de Ministros avançou igualmente que será criada uma comissão de inquérito para investigar a explosão, a ser liderada pelo Ministério da Justiça e integrada pelos ministérios do Interior, Administração Estatal e Função Pública e Energia e Recursos Minerais.
O balanço apresentado hoje pelo Governo indica a existência de 60 mortos confirmados e 108 feridos, abaixo das 73 vítimas mortais avançadas na noite de Quinta-feira pela Rádio Moçambique, citando o Governo Provincial de Tete.
À entrada do Conselho de Ministros, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, lamentou a tragédia e disse que é preciso flexibilidade das autoridades na assistência às vítimas.
O Conselho de Ministros extraordinário ocorreu em paralelo com o envio previsto para hoje para o local da tragédia de uma equipa governamental, dirigida pela ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, acompanhada pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, pelo vice-ministro da Saúde, Mouzinho Saíde, e pelo director do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, Osvaldo Machatine.

 
 

No comments: