Saturday 8 November 2014

Cardiologista moçambicana condecorada por Portugal



A médica moçambicana e Directora do Instituto de Coração (ICOR), Beatriz Ferreira, foi condecorada, em Maputo, com a Ordem da Liberdade, como reconhecimento dos feitos na área da cardiologia.
Beatriz Ferreira, a 26.ª individualidade moçambicana a receber tal distinção, referiu que a instituição realiza trabalhos em prol de crianças com problemas cardíacos, que vêm de populações carenciadas.
"Esperamos poder continuar a contar com o apoio de todos aqueles que estiveram connosco até aqui e também com novos amigos, pois todos os dias mais crianças acorrem ao Icor a tarefa é imensa", disse a cardiologista perante destacadas personalidades moçambicanas, como a primeira-dama, Maria da Luz Guebuza, e o ministro da Saúde, Alexandre Manguel.
O tratamento é gratuito em 90 por cento, tendo Beatriz Ferreira operado, até agora, um total de 1200 pacientes, com apenas 5 por cento de casos de insucessos.
A condecoração foi entregue pelo Embaixador de Portugal, Augusto Duarte, que, na ocasião, salientou que o ICOR realiza um trabalho nobre de assistência a pessoas com problemas de coração e que, quando se trata de crianças, a cirurgia e tratamento são quase gratuitos.



Folha de Maputo

No comments: