Tuesday 18 June 2013

STAE preocupado... cria brigadas centrais de fiscalização dos postos

Irregularidades no recenseamento eleitoral

Os órgãos eleitorais continuam preocupados com a recusa de registo de alguns potenciais eleitores, mesmo apresentando Bilhete de Identidade (BI), cédula pessoal ou outros documentos nalguns postos de recenseamento. Felisberto Naife reconheceu que ainda persiste a interdição de pessoas de se recensear, mesmo apresentando os documentos exigidos por lei.
Falando à margem do recenseamento do Presidente da República, o director-geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) diz já haver medidas para minimizar a situação. Entretanto, Naife diz que os órgãos centrais de gestão de eleições já criaram brigadas de fiscalização do processo nos postos de recenseamento. “Os órgãos centrais decidiram ir ao terreno para monitorar esta situação e transmitir novas instruções de como agir em relação à questão dos documentos.
Esta é uma questão que nos está a preocupar, por isso já estamos a tomar medidas, mesmo antes de pensarmos em qualquer hipótese de prorrogação dos prazos. Achamos que ainda há muito tempo para resolvermos isto”, disse. Naife mostrou-se, igualmente, preocupado com o crescimento de casos de cidadãos que tentam recensear-se com documentos falsos. Entretanto, Felisberto Naife admite que o processo ainda não está completamente normalizado. “Ainda há muita coisa que temos de melhorar para o processo estar normalizado e estamos a tomar medidas para tal”, garantiu a fonte. Apesar destes problemas, Felisberto Naife garante que as metas não serão comprometidas.

No comments: