Sunday 2 June 2013

Portugal vive um pesadelo, diz Paul Krugman


O prémio Nobel da Economia
Paul Krugman, sublinhou ontem que Portugal vive um “pesadelo” económico-financeiro e questionou como é suposto ultrapassar problemas estruturais, igualmente existentes em outros países, “condenando ao desemprego” milhares de trabalhadores.
“Não me digam que Portugal tenha tido más políticas no passado e que tem profundos problemas estruturais. Claro que tem, e todos têm, mas sendo que em Portugal a situação é mais grave que em outros países, como é que faz sentido que se consiga lidar com estes problemas condenando ao desemprego um grande número de trabalhadores disponíveis?”, frisa Paul Krugman em artigo recentemente publicado no seu blogue, “Consciência de um Liberal”.
O prémio Nobel da Economia comentava um artigo no jornal “Financial Times” sobre as condições “profundamente deprimentes” em Portugal, centrando-se na situação de empresas familiares, que foram até agora o núcleo da economia e da sociedade do país.
Para Paul Krugman, a resposta a estes problemas “conhecidos há muitas décadas” reside numa política monetária e orçamental expansionista. “Mas Portugal não pode fazer as coisas por conta própria, porque já não tem moeda própria. ‘OK’ então: ou o euro deve acabar ou algo deve ser feito para fazê-lo funcionar, porque aquilo a que estamos a assistir (e os portugueses a experimentar) é inaceitável”, sublinhou.

No comments: