Tuesday 11 June 2013

Ponte Maputo-Ka Tembe: Equipamento já começou a chegar


O primeiro lote do material e equipamento destinado a construção da ponte que ligará a cidade de Maputo, capital mocambicana, e o distrito municipal KaTembe ja se encontra no país.
O diverso material, transportado num navio chinês de carga, que aportou semana finda no porto de Maputo, sera usado nas obras de edificacao da ponte.
O material esta estimado, segundo o semanário “Domingo”, em 725 milhões de dólares norte-americanos.
A ponte terá três quilómetros de comprimento com dois viadutos de acesso, sendo um do lado da Malanga, com 980 metros, e outro do lado da KaTembe, com pouco mais de 700 metros.
Em termos de largura, a ponte terá duas faixas, com duas pistas cada, podendo circular nela quatro viaturas em simultâneo, a uma altura de pelo menos 48 metros.
Do lado da KaTembe, será construída uma estrada nova que passará fora da actual área que se encontra densamente povoada naquele distrito municipal, incluindo a via para Ponta d’Ouro, com cerca de 102 quilómetros, e da Bela Vista até Boane, com cerca de 70 quilómetros.
O projecto será desenvolvido em três eixos, designadamente a construção da ponte entanto que tal, assim como a construção da estrada KaTembe e Ponta d’Ouro, incluindo a ligação à fronteira com a Africa do Sul, e a via entre Bela Vista e o distrito de Boane.

A infraestrutura compreenderá ainda o desenvolvimento urbano da KaTembe e o ordenamento do território do sul da província de Maputo.

(A imagem é uma projecção da futura infra-estrutura)
(RM/AIM)

No comments: