Sunday 2 June 2013

15o Dia da Greve dos Profissionais de saúde: ainda sem acordo grevista marcam marcha pacífica para Terça-feira

O Ministério da Saúde (MISAU) e os Profissionais de Saúde moçambicanos continuam sem chegar a entendimento e a greve por melhores salários e um Estatuto Digno prossegue no seu 15o dia. Os grevistas prometem marchar esta Terça-feira em Maputo.
Após o último encontro entre as partes, na Quinta-feira (30), onde ambas delegações mudaram os rostos na mesa negociação o impasse continua com o Profissionais de saúde a exigirem negociações com representantes do Governo com maior poder de decisão, e recusando o envolvimento do Secretário Permanente do MISAU pois, segundo os grevistas esteve envolvido no memorando acordado em Janeiro último e que acabou por não ser cumprido.
Entretanto, depois das manifestações pacíficas dos profissionais de saúde em greve em Quelimane e em Maputo, a Comissão dos Profissionais de Saúde Unidos e a Associação Médica de Moçambique convocaram um marcha pacífica para a manhã desta Terça-feira (4) com partida defronte do MISAU e término no circuito de manutenção física António Repinga, na baixa da cidade capital moçambicana.
Refira-se que às Terças-feiras acontece o semanal Conselho de Ministros do executivo moçambicano que se reúne no Gabinete do Primeiro Ministro, localizado poucas centenas de metros do circuito Repinga e, há últimas semanas, o perímetro tem sido alvo de fortes medidas de segurança, de agentes da Polícia de Protecção e por agentes da Força de Intervenção Rápida, que procuram travar o acesso dos desmobilizados de guerra que em várias ocasiões se manifestaram pacificamente no local.


A Verdade

No comments: