Friday 28 June 2013

Dhlakama diz estar disponível para encontro com Guebuza

A Renamo manifestou a disponibilidade do seu líder, Afonso Dhlakama de manter um encontro com o Presidente Armando guebuza para se alcançar um acordo político para pôr um ponto final da tensão política que se vive no país nas últimas semanas.A vontade de Dhlakama foi expressa hoje em Maputo pelo porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, num encontro com jornalistas.
Segundo Mazanga, o partido Renamo está pronto ainda a acolher favorávelmente uma proposta do governo sobre a data e o local do eventual encontro entre o Chefe do Estado e Afonso Dhlakama.
Para já, o governo já manifestou o seu compromisso de continuar o diálogo que vem mantendo com a Renamo, tendo inclusivamente proposto que a próxima ronda se realize na próxima segunda-feira, dia 1 de julho, no Centro Internacional de Conferências Joaquim chissano.
Na última terça-feira, o Presidente Guebuza, falando a jornalistas, disse que sempre esteve disponível para um frente-a-frente com o líder do maior partido da oposição em Moçambique, sublinhando que “quem se furta a um encontro é Dhlakama”.
As acções armadas da Renamo na estrada nacional Nr. 1 e que estão na origem da situação tensa que se vive no país, particularmente na região centro, é interpretada por analistas como forma de pressão sobre governo para responder positivamente às suas exigências no diálogo em curso já há alguns meses.
A principal exigência da Renamo nesse diálogo é a alteração da lei eleitoral – já em vigor – de modo a assegurar uma representação por igual dos partidos políticos na Comissão Nacional de Eleições (CNE). A lei passou em Dezembro último sem o voto a favor na Renamo no parlamento.



RM

No comments: