Friday 7 June 2013

Criadas condições para reiniciar diálogo - afirma a AMM


A Associação Médica de Moçambique (AMM) afirma que estão já criadas as condições para o reinício do diálogo com o Governo para a solução da greve dos médicos e outros profissionais da Saúde, que se prolonga desde o dia 20 de Maio ultimo.
Segundo reporta esta sexta-feira o diário Notícias, esta posição foi apresentada face à resposta do primeiro-ministro ao pedido da AMM, de indicar membros integrantes da equipa de diálogo do Governo com poder de decisão em relação aos aspectos que constam do caderno reivindicativo.
A AMM, através do seu Gabinete de Comunicação, informa que a indicação pelo primeiro-ministro, de figuras do Governo já é um bom sinal de interesse para a solução deste impasse porque nas ocasiões anteriores a comissão era apenas composta por quadros do Ministério da Saúde.
“É para nós uma resposta positiva porque a partir de agora sabemos quem são as figuras que vão compor a equipa do Governo nesse diálogo e não haverá mais espaço para que o diálogo ocorra com qualquer outra pessoa”, refere o Gabinete de Comunicação da AMM, em comunicado citado pelo jornal Notícias.
A mesma fonte afirmou que agora a Associação vai se reorganizar face a este posicionamento de modo que a qualquer momento retome o diálogo para se encontrar uma solução para as reivindicações do pessoal da Saúde.
O Gabinete de Comunicação da AMM afirma ainda que as figuras apresentadas na carta-resposta do primeiro-ministro garantem que a partir de agora o diálogo será efectuado com entidades mais sérias e com mandato para dialogar no concernente à presente paralisação laboral.
O Ministério da Saúde reiterou a necessidade imediata do diálogo com vista à normalização do funcionamento de todas as unidades sanitárias do país, com o regresso ao trabalho dos profissionais da Saúde ora em greve.
A carta-resposta do Gabinete do Primeiro-Ministro, à solicitação da substituição dos membros do Governo no diálogo com os médicos, refere que a equipa liderada pelo Ministério da Saúde, integrando representantes dos ministérios da Função Pública, Finanças e Justiça tem mandado para, em nome do Executivo, dialogar com a Associação Médica de Moçambique, no concernente à presente paralisação laboral.
A referida equipa integra o secretário permanente, inspector-geral da Saúde, director nacional dos Recursos Humanos, director nacional da Administração e Finanças, director nacional de Assistência Médica e assessores jurídicos e de assistência médica, todos do Ministério da Saúde. A Função Pública é representada pelo director nacional de Gestão Estratégica, dos Recursos Humanos do Estado e pelo director nacional da Organização e Desenvolvimento da Administração. Das Finanças está o director nacional do Orçamento, enquanto da Justiça está a directora nacional-adjunta dos Estudos, Legislação e Assessoria.


RM

No comments: