Monday 17 June 2013

GOVERNO INDICA NOVA DATA PARA REINÍCIO DO DIÁLOGO COM A RENAMO

O Governo marcou 1 de Julho próximo como a nova data para o reinício do diálogo com a Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, disse hoje a AIM o gabinete do Primeiro-Ministro.   
Inicialmente, a delegação do governo mandatada para dialogar com a Renamo sugeriu 27 de Junho corrente para a retomada o diálogo. Porém, a Renamo manifestou a sua indisposição, propondo segunda-feira próxima, 17 de Junho. O governo por seu turno, manifestou a sua indisponibilidade naquela data tendo proposto 1 de Julho.
O governo e a Renamo estão envolvidos num diálogo a pedido desta formação política, para discussão de uma agenda que inclui quatro pontos, nomeadamente um novo pacote eleitoral, despartidarização da administração do Estado, matérias relativas a defesa e segurança e questões económicas.
A quinta ronda do diálogo entre o governo e a Renamo, que teve lugar Segunda-feira, em Maputo, e que se estendeu por mais de 20 horas consecutivas, foi marcada por um impasse devido a divergências entre as partes sobre a legislação eleitoral.
Falando em conferência de imprensa separada no término do encontro, o chefe da delegação do governo, José Pacheco, disse que o governo defende que cabe a Renamo, na qualidade de proponente, submeter a proposta sobre a nova legislação eleitoral a AR.
A Renamo, por seu turno, afirma que o governo recusa-se a debater a legislação eleitoral, que constitui o primeiro ponto da agenda.
Uma das alterações que a Renamo pretende introduzir na legislação eleitoral é a paridade na composição da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
O partido de Afonso Dhlakama afirma que caso não seja acolhida a proposta de paridade na composição e formas de designação de membros da CNE, não participará nas próximas eleições, muito menos permitir que o povo moçambicano exerça o seu direito cívico.
 

No comments: