Saturday 31 January 2009

Rui de Noronha evocado em Lisboa


O poeta moçambicano Rui Noronha, nascido há 100 anos, é evocado hoje no Museu da Música pela sua filha, que lerá alguns dos seus poemas acompanhada ao piano por Beatriz Noronha Ferreira.
O recital começa às 18:00 naquele espaço, na estação do Alto dos Moinhos do Metropolitano, e insere-se no plano de celebrações que o Espaço Rui de Noronha - Associação (ERNA) agendou para este ano.
Autor de "Sonetos", livro póstumo publicado por um grupo de amigos que coligiu vários poemas dispersos pela imprensa local moçambicana, Rui de Noronha é considerado um poeta de transição, percursor de uma poesia moçambicana em ruptura com o passado.
Continuam ainda hoje inéditos vários poemas seus, escritos num período em que a censura impedia a utilização poética da temática de raiz africana ou de cariz social.
Na sessão no Museu da Música, serão apresentados os CD "África Surge et Ambula" e "De Mãos Dadas - Encontro de Culturas". As receitas da venda do segundo CD reverterão a favor da luta contra a Lepra, doença que ainda hoje afecta Moçambique.
Elsa Noronha tem-se dedicado à divulgação de poetas africanos de expressão portuguesa. O ERNA é uma associação sem fins lucrativos que visa promover o pensamento e a obra do poeta moçambicano Rui de Noronha e de outros autores de expressão portuguesa, de origem ou temática africanas.

FONTE: LUSA
NOTA:
E em Moçambique?


No comments: