Thursday 15 January 2009

Comemora-se hoje o nascimento de Martin Luther King




Martin Luther King

Martin Luther King foi um dos três filhos de um ministro baptista negro, Martin Luther King Sénior, e de Alberta King, professora, e nasceu a 15 de Janeiro de 1929.Sabias que quando nasceu deram-lhe o nome de Michael? Por volta dos 6 anos mudaram-lhe o nome para Martin.
Era muito bom aluno e licenciou-se em Teologia (estudo da religião e questões religiosas), na Pensilvânia, em 1951. Mais tarde, doutorou-se na Universidade de Boston, em 1955.
Casou com Coretta Scott, em 1953, e tiveram quatro filhos.
Em 1954 tornou-se ministro da igreja baptista de Montgomery, no Alabama.
Em 1955, Rosa Parks, membro da sua paróquia, foi presa por se ter recusado a dar lugar a uma pessoa branca no autocarro.Na altura, nos EUA, sobretudo nos estados do Sul havia segregação (separação) nos locais e transportes públicos entre negros e brancos.
Surgiram grandes protestos e a comunidade negra decidiu recusar-se a usar os transportes públicos da cidade enquanto a segregação se mantivesse.
Martin atraiu as atenções do país e do mundo como líder daquilo que ficou conhecido como o «boicote dos autocarros de Montgomery».
Iniciou-se assim uma resistência pacífica para alcançar a igualdade entre negros e brancos, inspirada nos ensinamentos de Gandhi.
Esse boicote durou 382 dias (mais de um ano!). King foi preso, espancado, e até puseram uma bomba na sua casa...Terminou quando o Supremo Tribunal dos Estados Unidos declarou inconstitucional a separação racial nos transportes públicos (a 21 de Dezembro de 1956).
Martin obteve assim a sua primeira vitória pelos direitos civis.
Em 1957, fundou e foi eleito presidente da Conferência de Líderes Cristãos Sulistas, uma organização pacifista de defesa dos direitos civis.Os ideiais eram os cristãos e as técnicas de protesto eram inspiradas nas de Gandhi.
Entre 1957 e 1968, Martin viajou mais de nove milhões e seiscentos mil quilómetros e discursou mais de 2500 vezes, aparecendo onde havia injustiças, protestos e acção. Nesse período escreveu cinco livros e numerosos artigos.
Nesses anos, para além dos protestos em Birmingham, Alabama, (brutalmente reprimidos pela polícia), Martin escreveu a «Carta de uma Prisão de Birmingham», um manifesto contra a discriminação racial, e planeou marchas para que os negros pudessem votar.
Em 1960 mudou-se para Atlanta, capital do Estado da Georgia (um dos Estados Sul dos EUA com mais negros descendentes dos escravos).
Foi um dos organizadores da marcha pacífica que reuniu mais de 250 000 pessoas (de todas as raças) até Washington DC (em Agosto de 1963), em que exigia igualdade racial.
Foi em Washington, com um enorme público, que proferiu o seu famoso discurso l Have a Dream («Eu tenho um sonho»).Clica aqui para leres o discurso. É muito bonito!
Encontrou-se com o presidente John F. Kennedy e fez campanha para o presidente Lyndon B. Johnson.Foi preso mais de vinte vezes e agredido pelo menos quatro!Mas nunca desistiu.
Recebeu títulos honorários e foi a «Personalidade do Ano» da revista Time, em 1963.Em 1964, Martin viu a sua acção reconhecida com a atribuição do Prémio Nobel da Paz. Com 35 anos foi o mais jovem galardoado com esse prémio!
Em 1968, quando se deslocou a Memphis, Tennessee, para apoiar uma greve, foi assassinado a tiro por um fanático branco, James Earl Ray.
Mas a sua luta não morreu.Em 1969, a sua viúva, Coretta Scott King, organizou o Martin Luther King Jr. Center for Non-Violent Social Change (Centro Martin Luther King Jr. para a Mudança Não-Violenta) que actualmente está situado perto da sua igreja baptista, a Ebenezer Baptist Church, em Atlanta.
O dia do seu aniversário (15 de Janeiro) é feriado nacional nos EUA, comemorado anualmente na terceira segunda-feira do mês de Janeiro.O Hotel Lorraine, onde Martin Luther King foi assassinado, é hoje o Museu Nacional dos Direitos Civis.

No comments: