Wednesday 21 January 2009

Obama: de novo o factor racial



Ontem, estando a assistir ao noticiário de uma estação televisiva sul-africana, fiquei atónito ao ler no rodapé as mensagens enviadas pelos telespectadores via SMS a propósito da raça de Obama. Enquanto alguns afirmavam que Obama é Negro, outros garantiam que Obama é Mulato, e, curiosamente, verifiquei pelos nomes, que essa opiniões variavam conforme a raça das pessoas.
Na África do Sul, a raça de Obama é muito discutida e isso perturba-me muito, acho incrível que depois do longo período do regime do apartheid e quando se vive neste país uma controversa experiencia de engenharia social em que a raça mais uma vez é preponderante, ainda se dê importancia à raça de Obama.
A propósito, e porque o racismo para mim é um assunto muito sensível e que mexe muito comigo, deixo aqui alguns pontos para reflexão:

1 – A raça de Obama é irrelevante, o que interessa mesmo é a sua competencia e caracter.


2 – Penso que os media e as pessoas que insistem em afirmar que Obama é Negro, acabam por o prejudicar, acontece que Obama ascende à Presidencia numa conjuntura extremamente negativa e vai ter algumas dificulades para a curto prazo correspondes às expectativas pouco realistas,, e isso pode abrir caminho para as críticas dos racistas.


3 – Para mim, muito mais importante que o feito histórico de Obama ter sido eleito, é o facto de Obama ter sido eleito devido aos votos dos brancos que conseguiram ver para além da cor da pele, e isso dá-me um grande conforto e é motivo de inspiração.


4 – Acho estranho que em África, particularmente na África do Sul, ainda se discuta a raça de Obama, quando se sabe que ele aqui não chegaria a Presidente e seria discriminado.

2 comments:

Reflectindo said...

Se existissem raças aí me esforçaria a entender o que as pessoas dizem, mas o que existe é racialização.

Deve haver por aí quem gostasse que Obama protegesse Robert Mugabe.

JOSÉ said...

Claro, muitos esperam que Obama dê cobertura a corrupção, fraudes e abusos dos direitos humanos, mas isso não vai acontecer, e aí rapidamente se vão esquecer da raça dele.
Outros também possivelmente estarão a preparar novas formas de "Está a pidir".