Sunday 11 January 2009

Mensagem aos Pais

Falando sobre o conflito de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quarto frases:

1 – A nossa juventude adora o luxo, é mal educada, goza da autoridade e não tem o menor respeito pelos velhos.. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus.

2 – Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje assumir o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível.

3 – Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não deve estar muito longe.

4 – Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura.

Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases.
Então revelou a origem delas:
A primeira é de Sócrates (470-399 a.C.).
A Segunda é de Hesíodo (720 a.C.).
A Terceira é de um sacerdote do ano 2.000 a.C.
A Quarta está escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilónia (Iraque) e tem mais de 4.000 anos de existência.
Portanto, um recadinho aos que são pais:

RELAXEM!
SEMPRE FOI ASSIM!

3 comments:

Ivone said...

Se sempre foi assim, então está na altura de mudar. Eu penso que há o mito do eterno retorno. Ciclos, não é? Eu gosto dos jovens mas ando preocupada.

Reflectindo said...

Sabes, eis que Tomás D. Queface copia este discurso tal como o tal médico fez e lança como base da sua opinião no Notícias, veja aqui, sem citar a sua fonte. Pelo menos Queface fez um desenvolvimento e uma comparação à juventude moçambicana, a reprodução do mesmo discurso para o Diário de um sociológo onde isto foi debatido não lhe deu conta o que criou um mal entendi. Com sorte um comentador de nome pinto desvendou o discurso. Na essência, isto mostra como é antigo o conflito entre geraçoes.

JOSÉ said...

O que ficou bem patente é que sempre houve o conflito de gerações, no meu tempo havia e penso que sempre haverá, apenas temos de arranjar maneira de atenuar esses conflitos. O problema é que nos esquecemos facilmente e gostamos de afirmar: "No meu tempo...".
Eu desconhecia o artigo do Queface e a debate no Diario de um Sociólogo, foi uma coincidencia.