Saturday 22 February 2014

Última Hora: Antigos Combatentes chumbam candidatos de Guebuza e abrem espaço para outros concorrentes

Propõe também a reestruturação do Secretariado Geral do partido e a "queda" de Filipe Paúnde



Maputo (Canalmoz) - Tal como o CanalMoz previu na manhã de ontem, os antigos combatentes acabam de chumbar os três pré-candidatos chancelados por Armando Guebuza e avançados pela Comissão Política, nom...eadamente: Alberto Vaquina, José Pacheco e Filipe Nyussi. Propõe a inclusão de outros nomes, que oficialmente ainda não foram avançados. Como Guebuza insiste nos três candidatos, os combatentes querem que os mesmos concorram com outros pré-candidatos no Comité Central.
Carlos Siliya, porta-voz da sessão do Comité Nacional dos Combatentes, acaba de confirmar à imprensa que os combatentes propuseram a inclusão de outros pré-candidatos. "Os combatentes querem que o processo abra espaço para outros candidatos e todos concordaram"
Outra grande novidade trazida pelos combatentes é a eminente queda do actual Secretário Geral da Frelimo, Filipe Chimoio Paúnde. Exigiram a reestruturação do secretariado geral e a proposta foi aceite, numa reunião onde Guebuza está muito fragilizado. "Os combatentes são da opinião de que precisamos de um secretariado forte" disse Siliya.
Assim, prevê-se que dentro de dias sejam apresentados novos candidatos, nomeadamente: Luisa Diogo, Eduardo Mulémbwè, Aires Ali ou mesmo Eneas Comiche. O nome de Manuel Tomé apesar de ser muito ventilado não colhe consenso.



(Matias Guente, na Escola Central do partido Frelimo na Matola)


Canalmoz

2 comments:

Anonymous said...

Se tal for verdade, os Antigos Combatentes estao a ir de encontro com a opiniao do Povo! Guebuza+Paunde estao a destruir o glorioso Partido.

Anonymous said...

A Frelimo pode nomear qualquer que seja o seu safado candidato a presidente. Mas, que saiba que os mocambicanos estao saturados deste partido e nao votar nele. A derrota retumbante e limpeza de matequenha predadora do erario publico, de foragidos sentados nas instiruicoes publicas se aproxima. Um mocambicano que ama seu Pais nunca devera' votar naqueles que se aliam aos estrangeiros para saquearem os recursos e destruir o Pais e provocam lutos nos mais desfavorecidos que e' a maioria do nosso povo. Vosso fim chegou