Tuesday 25 February 2014

Dois terços da madeira extraída em Moçambique é ilegal - Investigação

Maputo, 25 fev (Lusa) - Cerca de dois terços de toda a extração de madeira em Moçambique é ilegal, conclui um estudo da Universidade Eduardo Mondlane divulgado hoje, que aponta o consumo doméstico e a exportação como principais causas de desflorestação no país.
De acordo com a instituição académica, o abate ilegal de árvores aumentou 88 por cento entre os anos de 2007 e de 2012, estando o consumo doméstico e a exportação de madeira no topo da lista de razões para a crescente desflorestação que se verifica em Moçambique.
Para comprovar o descontrolo da atividade, a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) mostra que, em 2012, o Governo moçambicano autorizou o abate de 300 mil metros cúbicos de madeira, mas, na realidade, o número atingiu 900 mil metros cúbicos.

2 comments:

Anonymous said...

Essa "investigacao" feita pela UEM nao deve ser fiel. Cheira a encomenda politica para esconder a verdadeira situacao porque todo o mundo sabe que a maior % de madeira explorada no pais e' ilegal. Mesmo dentro daquela considerada "legal" e' onde se encontra o maior numero de ilegalides "legais".
Esta "investigacao" da UEM com dados falsos e minimizantes serve para encobrir os principais cabecilhas metidos nisso! Perguntem o bandindo Pacheco e do Mandlhate e outros frelimistas gatunos e seus chineses qual e' o numero exacto da madeira que roubam no pais. Eles sao fonte segura porque sabem, e muito bem, o volume real da madeira ilegal porque controlam os numeros para nao se deixar aldrabar na divisao do taco c/os seus malditos chineses. A UEM quer enganar a quem?!? Malandros lambebotas, so podem ter sido contactados para abafar ou suavizar os problemas.

Anonymous said...

So hoje vêm com esta versão, nao se lembram quando nos informaram que os gatunos do pacheco e mandlhate foram mencionados como os gatunos de madeira para china? Agora vem com mafias para cima do povo xiconhocas. Um dia vao pagar.
Vossos amigos manhenje e outros voces mesmos os condenaram por corrupção espero que chegue a vossa vez sao muitos ate uns tantos pateiros.