Wednesday 5 February 2014

ÓRGÃOS ELEITORAIS AJUDAM LIBERTAR MEMBROS DO MDM DETIDOS PELA POLÍCIA


Maputo, 5 Fev (AIM) – Os órgãos eleitorais da província da Zambézia tiveram de intervir para assegurar a libertação de membros do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) que haviam sido detidos em Gurúè na sequência das eleições autárquicas que se realizam pela segunda vez no próximo sábado naquele ponto de centro do país.
A autarquia de Gurúè terá de repetir as eleições no próximo sábado, uma vez que o Conselho Constitucional (CC), órgão mais alto na tomada de decisão sobre processos eleitorais em Moçambique, decidiu anular o pleito de 20 de Novembro último, devido a irregularidades insanáveis.
Nas outras 52 autarquias, os resultados foram considerados válidos e os órgãos eleitos tomarão posse na próxima sexta-feira.
De acordo com a queixa do MDM, quatro dos seus membros, identificados por Vieira Martinho, Rosário Pahua, António Pahua e Silvestre Janeiro, foram detidos pela polícia na sexta-feira última, acusados de fazer campanha ilegalmente.
O período oficial da campanha para estas eleições é de 4 a 6 de Fevereiro por isso, os membros do MDM são acusados de ter antecipado a corrida de caça ao voto. Mas o MDM refuta esta acusação, justificando que os seus membros estavam apenas a alertar o público sobre a repetição das eleições e não necessariamente uma campanha.
Falando esta terça-feira a AIM, o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), João Beirão, confirmou a detenção do grupo de membros do MDM, mas referiu que não havia provas de que fizeram algo ilegal.
Por isso, os órgãos eleitorais relevantes (nomeadamente a Comissão Provincial da Zambézia e a Comissão Distrital de Eleições de Gurúè) tiveram de intervir junto da polícia para assegurar a libertação dos quatro detidos.
Igualmente, o MDM também afirma que um camião transportando o seu material de campanha para Gurúè foi retido em Mocuba na segunda-feira e liberto três horas depois mediante o pagamento duma multa ‘duvidosa’ no valor de 10 mil meticais, o correspondente a cerca de 325 dólares. Contudo, João Beirão disse que ainda não estava ao corrente deste caso.
A campanha para a repetição deste pleito arrancou de forma pacífica na manhã desta terça-feira, com ambos os partidos concorrentes, a Frelimo e do MDM, a mostrarem – se confiantes na vitória dos seus candidatos.
O lançamento da campanha do MDM foi dirigido pelo Presidente do partido, o edil da Beira, Daviz Simango. O candidato eleito do MDM para a autarquia da cidade de Nampula, Mahamudo Amurane, também esteve em Gurúè, para apoiar o candidato António Janeiro, do seu partido.
Enquanto isso, o lançamento da campanha da Frelimo foi liderado por Sérgio Pantie, membro da Comissão Política do partido. Falando no comício do lançamento da campanha, ele disse que, na verdade, a Frelimo ganhou as eleições autárquicas inicialmente realizadas no dia 20 de Novembro, mas o MDM havia adulterado os resultados.


(AIM)

No comments: