Wednesday 26 February 2014

GOVERNO DECRETA LUTO NACIONAL PELA MORTE DO “MONSTRO SAGRADO”

Maputo, 26 Fev (AIM) - O Governo moçambicano decretou, hoje, luto nacional de um dia a ser observado próxima Sexta-feira para que as exéquias fúnebres de Mário Coluna (Monstro Sagrado) tenham lugar com a merecida dignidade e à altura da sua dimensão humana, a nível nacional e internacional.
O moçambicano Mário Coluna, 78 anos, uma das maiores estrelas do futebol mundial que se evidenciou ao serviço do campeonato e selecção portugueses, morreu esta Terça-feira, em Maputo, a capital moçambicana, vítima de paragem cardíaca.
O Conselho de Ministros reunido hoje, na sua II Sessão Extraordinária, decidiu, ainda, pela realização de um funeral oficial em reconhecimento da valiosa contribuição do “Monstro Sagrado” para o desporto.
Durante a vigência do luto, a bandeira nacional devera’ ser içada a meia haste em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares da República de Moçambique”, disse o porta-voz do Conselho de Ministros, Henrique Banze.
O Governo de Moçambique lamenta a “irreparável perda” e apresenta à família enlutada e à toda comunidade desportiva as mais sentidas condolências.
O Governo reconhece que, através da sua vida e exemplo, na carreira desportiva, o “Monstro Sagrado”, como era carinhosamente conhecido, deixa, para o povo moçambicano e às gerações vindouras, um legado de “inestimável valor”.
Por isso, exorta a todos os moçambicanos a prestarem a merecida homenagem e a continuar a preservar e a valorizar o seu legado.
Coluna prestou vários contributos ao país. Ele distinguiu-se em várias frentes como desportista de eleição, futebolista de dimensão mundial, treinador e dirigente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF).
Ele foi nomeado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) como um dos melhores jogadores de todos os tempos. Foi ainda galardoado pelo Estado moçambicano com a Ordem Eduardo Mondlane do 3º Grau.


(AIM)

No comments: