Tuesday 25 February 2014

Luísa Diogo canditada mais popular da Frelimo - Sondagem


 
Na referida sondagem, Diogo é claramente a pessoa mais preferida comparativamente aos três pré-candidatos indicados em Dezembro pela Comissão Política da Frelimo, que inclui o actual Primeiro-ministro, Alberto Vaquina, os Ministros da Agricultura, José Pacheco e da Defesa, Filipe Nyusi.
A sondagem foi conduzida entre os dias 10 e 18 de Fevereiro corrente e por uma equipe moçambicana, tendo como suporte técnico a Nova Global Pesquisas, empresa brasileira especializada que, para o efeito, entrevistou telefonicamente 1.348 pessoas, com idade igual ou superior a 18 anos nas 11 províncias existentes em Moçambique.
Questionados sobre a preferência de voto só entre os possíveis candidatos da Frelimo, 41 por cento dos inquiridos indicaram Luísa Diogo como a sua primeira preferência, e outros 19 por cento indicaram o antiga Primeira-ministro como sendo sua segunda preferência, Aires Ali, e na terceira posição, Eduardo Mulembwe (13 por cento), e o antigo chefe da bancada parlamentar da Frelimo, Manuel Tomé (10 por cento).
Dos três pré-candidatos da Comissão Política, Vaquina conta com a preferência do maior número de potenciais eleitores, ao conseguir cinco por cento, ainda que 20 por cento o tenham considerado como sendo sua segunda preferência.
Pacheco é a primeira preferência de três por cento dos potenciais eleitores e Nyusi apenas um por cento.
“Outros” são a preferência de um por cento dos eleitores, quatro por cento não querem nada a ver com os candidatos da Frelimo e outros três por cento não quiseram responder ou não sabiam em quem votar.
Quando somada a primeira e segunda preferência, os resultados são os seguintes:
+ Luísa Diogo – 57 por cento
+ Aires Ali – 37 por cento
+ Eduardo Mulémbwè – 29 por cento
+ Alberto Vaquina – 25 por cento
+ Manuel Tomé – 16 por cento
+ José Pacheco – 7 por cento
+ Filipe Nyusi – 2 por cento
+ Outros – 2 por cento
Talvez o aspecto mais significante da sondagem é de mostrar que Diogo é a candidata da Frelimo com maior probabilidade de derrotar o candidato da oposição nas próximas eleições presidenciais.
Questionados sobre a sua preferência se as eleições fossem hoje, 33 por cento dos inquiridos indicaram Diogo, tendo outros 15 por cento indicado que ela seria a sua segunda preferência.
A segunda figura mais popular é o presidente do município da cidade da Beira e líder do segundo maior partido da oposição em Moçambique (MDM), Daviz Simango, com 14 por cento. Ele é seguido por Ali (13 por cento), Eduardo Mulembwe (10 por cento), Alberto Vaquina (nove por cento) e Manuel Tomé (oito por cento).
Os resultados desta sondagem constituem um grande revés para a Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique e antigo movimento rebelde. Apenas dois por cento dos inquiridos indicaram o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, como sendo sua primeira escolha.

Os resultados agregados da primeira e segunda preferência indicam o seguinte
+ Luísa Diogo – 48 por cento
+ Aires Ali – 28 por cento
+ Daviz Simango – 25 por cento
+ Eduardo Mulémbwè – 24 por cento
+ Alberto Vaquina – 21 por cento
+ Manuel Tomé – 14 por cento
+ José Pacheco – 6 por cento
+ Afonso Dhlakama – 5 por cento
+ Filipe Nyussi – 3 por cento
+ Outros – 2 por cento
Analisando os resultados por província, Diogo lidera em cinco nomeadamente a província e cidade de Maputo, Tete, Zambézia e Nampula. Em Tete, sua terra natal, Diogo lidera com 48,1 por cento, como primeira preferência dos inquiridos.
Na província de Sofala, geralmente considerada como sendo o bastião da oposição, Simango teve 42,8 por cento como primeira preferência. Sofala também é a terra natal de Dhlakama, mas apenas sete por cento dos inquiridos manifestaram a sua intenção de votar nele.
Em Cabo Delgado, Diogo é preferida apenas por 13,9 por cento dos inquiridos. Outros três possíveis candidatos da Frelimo tiveram um melhor desempenho, nomeadamente Vaquina (34,7 por cento), Ali (14,9 por cento) e Tomé (14,4 por cento).
Diogo leva uma larga vantagem no seio do eleitorado feminino. Assim, 46,8 por cento das mulheres da mesma amostra disseram que votariam nela.
Ela também lidera no seio dos homens, mas com uma margem menor ou seja 23,2 por cento. Diogo também é preferida entre os jovens. A sondagem indica que 36,2 por cento dos jovens com idade compreendida entre os 18 e 24 anos votariam nela, e 34 por cento na faixa etária 25 a 34 anos.
A sua popularidade reduz entre a população mais velha, mas ela apenas perde a sua posição dominante no eleitorado na faixa etária superior a 55 anos. Neste grupo ele é a primeira preferência de 18,8 por cento dos inquiridos, contra 21,1 por cento de Alberto Vaquina.
Luísa Diogo foi vice-ministra das finanças e mais tarde Ministra das finanças no do governo do antigo presidente moçambicano, Joaquim Chissano, no período compreendido entre 1995 e 2004.
Ela recebeu muitos elogios nas negociações para a redução da dívida externa de Moçambique, que acabou por se beneficiar da Iniciativa para os Países Pobres Fortemente Endividados.
Ela acabou sendo conduzida por Chissano para ocupar o cargo de Primeira-ministra em Fevereiro de 2004, o seu sucessor, Armando Guebuza, manteve-a nessa posição até 2010, quando ela foi substituída por Aires Ali.


Em 2012, Diogo perdeu o seu assento na Comissão Política da Frelimo, mas continua como membro do Comité Central.

(RM/AIM)
 

No comments: