Friday 28 February 2014

Estabelecidas novas estratégias para promoção do português






































A PROMOÇÃO da língua portuguesa nas ciências, empreendedorismo, cooperação e organizações internacionais, além do ensino do português, são os eixos principais do Plano de Acção de Lisboa, aprovado pelos ministros da lusofonia em Maputo, divulgou o bloco lusófono, citado pela Lusa.
O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou e recomendou a implementação do Plano de Acção de Lisboa (PALis) durante a sua XII reunião extraordinária, que decorreu em Maputo, na semana passada.
O PALis, divulgado pelo secretariado executivo da CPLP na quarta-feira, foi elaborado por investigadores e docentes lusófonos durante a II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, realizada em Lisboa, entre 29 e 31 de Outubro de 2013.
O Plano de Acção de Lisboa, em conjunto com o Plano de Acção de Brasília (PAB) - adoptado em 2010 durante a I Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial -, define estratégias globais para a promoção e a difusão da língua portuguesa.
No plano indicam-se estratégias para promoção internacional da língua portuguesa através das representações oficiais dos Estados-membros e a mobilização das diásporas para este mesmo fim, assim como a formação de professores, tradutores e intérpretes, entre outras iniciativas.
"Os Estados-membros deverão continuar a desenvolver uma política assertiva e concertada a nível multilateral, assim como estratégias de integração, a curto, médio e longo prazos, da língua portuguesa como língua de trabalho de um maior número de organizações e agências internacionais", referiu o documento.
Na área científica, propõem-se bolsas de estudos de pós-graduação, intercâmbio de aluno e professores no espaço da CPLP, favorecimento da cooperação e divulgação dos trabalhos em revistas científicas como estratégias necessárias para o reforço das ciências no espaço lusófono.
De acordo com o documento, os Estados-membros da CPLP ainda "deverão fomentar iniciativas que reforcem a presença e o papel da língua portuguesa no empreendedorismo e na economia criativa", como a sensibilização dos agentes financeiros e empresariais para o valor económico da língua portuguesa.
Estabeleceu-se também que o "futuro da língua portuguesa passa também pelo seu ensino a falantes de outras línguas", que promoverá a "aproximação entre culturas e povos e como língua de acesso a novos mercados de trabalho e de negócio espalhados pelo mundo".
No PALis realizou-se ainda uma apreciação do Plano de Acção de Brasília e a conclusão foi de que os seus eixos temáticos tiveram diferentes ritmos de implementação.
Alguns eixos do PAB registaram progressos, como a difusão do ensino da língua portuguesa no espaço da CPLP, a elaboração de Vocabulários Ortográficos Nacionais (VON), com metodologia para sua integração no Vocabulário Ortográfico Comum (VOC), e a difusão da língua portuguesa junto às diásporas.
Outros registaram avanços mais lentos, como a implantação da língua portuguesa nas organizações internacionais ou a participação da sociedade civil na promoção do português.
Apesar dos avanços, refere-se no documento, "há lacunas a preencher, pois as metas traçadas pelo PAB permanecem relevantes, sendo recomendável prosseguir os esforços já iniciados".
O Conselho de Ministros da CPLP, em Maputo, recomendou ainda a realização da III Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial num prazo de três anos.



Notícias

No comments: