Wednesday 18 September 2013

Moçambique vive momentos de “terror e incerteza” devido à criminalidade – Liga Direitos Humanos


A presidente da Liga dos Direitos Humanos (LDH) moçambicana, Alice Mabota, considera que o país vive momentos de "terror e incerteza" por causa do aumento da criminalidade, acusando o Governo de "incompetência" no combate à delinquência.

Numa carta aberta dirigida aos líderes históricos da Frelimo, partido no poder em Moçambique, hoje divulgada pela imprensa, a presidente da LDH aponta a onda de raptos contra empresários moçambicanos de origem asiática, a delinquência nas zonas suburbanas e a violência policial como razões para a situação alegadamente alarmista em que o país se encontra.
"As manifestações de vários segmentos sucedem-se, dia após dia, mas a Polícia de Intervenção Rápida é, de facto, veloz para descarregar sobre cidadãos no gozo dos seus direitos. Para não falar de perseguições consequentes desde o emprego até a casa. Vivemos, sim, momentos de terror e incerteza", observa Alice Mabota.
Para a presidente da LDH, o Governo chefiado pelo Presidente Armando Guebuza é incapaz de encontrar soluções para os problemas com que o país se debate, devido à suposta incompetência dos membros do executivo.
"A incompetência dos governantes acentuou-se mais e passamos a ver ministros que nem sequer sabem o que fazem, não conhecem a casa que governam, os problemas dos seus pelouros e não medem palavras quando se dirigem aos cidadãos", frisa Alice Mabota.
A criminalidade aumentou assustadoramente, a sinistralidade rodoviária está a ceifar vidas diariamente e o branqueamento de capitais, o tráfico de órgãos humanos, drogas e armas fazem parte do sistema de uma forma impune, acusou a presidente da LDH.


Lusa

No comments: