Monday 16 September 2013

Guebuza sai em defesa da ponte Maputo-Katembe

Maputo ka tembeO Presidente da República, Armando Guebuza, diz que a ponte que vai ligar a cidade de Maputo ao distrito municipal da Ka Tembe, assim como a estrada Ka Tembe/Ponta do Ouro são infra-estruturas fundamentais que vão impulsionar o desenvolvimento da região sul da província de Maputo.
Falando este domingo em conferência de imprensa que serviu de balanço da Presidência Aberta e inclusiva que vem realizando desde quinta-feira à cidade de Maputo, o Chefe do Estado moçambicano reconheceu a existência de pessoas que ainda não estão claras sobre o objectivo deste empreendimento.
O Presidente explicou na ocasião que a ponte assim como a estrada vão permitir uma melhor ligação à região da Ponta do Ouro, à reserva dos elefantes e a um centro de estudos geológico de grande interesse que está já a atrair vários estudiosos da área.
O facto é que durante o comício popular que orientou no Distrito Municipal KaTembe, Guebuza foi confrontado com queixas de populares relacionadas com as mudanças e transformações que estes projectos de desenvolvimento estão a implicar na vida de alguns residentes abrangidos por estes projectos que os forçarão a mudar para outras zonas.
Para além disso, segundo Guebuza, existe no mesmo percurso, o projecto de construção da fábrica de cimento que vai produzir cerca de 200 mil toneladas de cimento anuais.
“É preciso que continuemos a explicar até que as pessoas compreendam a essência do desenvolvimento. O desenvolvimento produz mudanças que, de várias formas, se reflectem na vida das pessoas”, repisou o Presidente.
No caso de Moçambique, segundo Guebuza, a situação 'piora porque estamos num processo de desenvolvimento rápido e isto choca com os interesses das pessoas'.
Sobre a visita que acaba de realizar a cidade de Maputo, Guebuza faz um balanco positivo, adiantando que em relação aos anos anteriores notou um crescimento qualitativo em termos de participação dos cidadãos na vida económica, politica e social do pais.
Durante os comícios e reuniões o Presidente da Republica disse ter notado que as pessoas estão interessadas em continuar a luta contra a pobreza e a preservação da paz, sinal de que a nação esta unida em torno das prioridades nacionais.
Comentando acerca de criminalidade na cidade de Maputo, Guebuza disse ser realidade que o crime agravou-se em Maputo e noutras partes do território nacional, mas que para combate-lo é necessária maior cooperação entre a polícia e as comunidades.
Durante a Presidência Aberta à cidade de Maputo, que termina esta segunda-feira, o presidente da Republica visitou os distritos municipais Ka Mubukwana, Ka Tembe, Nhlamankulo, Ka Mpfumo, Ka Mavota e nesta segunda-feira prossegue com visitas ao Mercado Central e outros empreendimentos económicos e sociais.


(RM/AIM)

No comments: