Tuesday 10 September 2013

Adiada reunião entre Dhlakama e facilitadores do encontro com Guebuza


Dom Dinis Sengulane e Lourenço do Rosário
 Para hoje
O encontro de ontem foi adiado devido a mudanças de horário dos voo da LAM, o que levou os facilitadores a não chegarem a tempo a Manica, para rumarem a Santungira
 
 
Foi adiado para hoje o encon­tro que estava inicialmente marcado para ontem, entre o líder da Renamo e os facilitado­res Dom Dinis Sengulane e Pro­fessor Lourenço do Rosário, no âmbito da preparação do frente­-a-frente entre o Presidente da Re­pública, Armando Guebuza, e o líder da Renamo, Afonso Dhlaka­ma.
As razões para o adiamento deste encontro, que deverá abrir caminho para o aguardado diálo­go ao mais alto nível, têm que ver com alterações de voos das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).
De acordo com o secretário-ge­ral da Renamo, Manuel Bissopo, a delegação dos facilitadores só de­sembarcou no Aeroporto de Chi­moio, cerca das 16h30 de ontem e seriam necessárias três horas para a mesma chegar à base de Santun­gira, onde se encontro Dhlaka­ma. Afonso Dhlakama, segundo Manuel Bissopo, decidiu adiar o encontro para as primeiras horas de hoje.
Refira-se que esta é a segunda vez que os facilitadores escalam a base de Santunjira à busca de caminhos para o encontro entre os dois líderes. No primeiro en­contro, Dhlakama impôs condi­ções que passam pela retirada dos elementos das FADM que cercam a sua base, condições essas que o líder da “perdiz” as mantém até agora.
Enquanto isso, algumas vende­deiras, entrevistadas pela nossa Reportagem a propósito da pre­sença de forças militares em Go­rongosa, explicaram que desde que o líder da Renamo Afonso Dhlakama se instalou na região de Santungira, no posto adminis­trativo de Vunduzi, as suas activi­dades de renda tendem a baixar. As mesmas acreditam que o facto pode estar ligado à ausência de compradores nos últimos tempos oriundos de fora do distrito que temem confrontos militares.

No comments: