Thursday 1 August 2013

“Tensão política pode comprometer desenvolvimento”


 
Quadros do MINEC preocupados...
O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC) pretende ver resolvida a tensão política que se vive em Moçambique. Para o MINEC, a resolução deste diferendo poderá garantir a consolidação da paz e estabilidade, como condição para o desenvolvimento económico e harmonioso do país.
Para o efeito, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação juntou, esta quarta-feira, em Maputo, diferentes quadros do sector, no seu VII Conselho Coordenador. Na ocasião, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, avançou que “a situação política do país remete à necessidade de investimento das nossas energias para um ambiente de paz”.
O evento visa avaliar o desempenho daquele Ministério na implementação do plano Quinquenal do Governo, com ênfase na formação de recursos humanos. Esta quarta-feira, primeiro dia do encontro, foram feitas seis apresentações, com destaque para o ponto de situação política de Moçambique, onde o chefe do Governo nas negociações com a Remano e ministro da Agricultura, José Pacheco, foi convidado a intervir.
Num outro desenvolvimento, Oldemiro Baloi defendeu que a economia moçambicana tem uma larga oportunidade de crescimento e desenvolvimento, devido ao interesse de vários países em cooperar com o governo de Armando Guebuza.” Testemunhamos o interesse de todos os cantos do mundo em estabelecer parcerias económicas com o país. Isto vai criar oportunidades adicionais para o crescimento e desenvolvimento da economia com novos desafios para os moçambicanos”, disse Oldemiro Baloi, para depois acrescentar que “o país possui um centro de oportunidades económicas que podem galvanizar o investimento nacional, nas áreas de exploração de recursos minerais, energéticos e no desenvolvimento de infra-estruturas”.

No comments: