Wednesday 21 August 2013

Quelimane Unida Comemora Hoje Seu Dia



Quelimane_jovens
Cidadãos com fibra, com coragem, com um querer particularmente forte assumem seu destino trabalhando para vencer dificuldades.
Clima agreste, dificuldades de todo o tipo, economia tremida não tiram sono nem desanimam os munícipes de Quelimane.
Só quem vive aqui pode apreciar e sentir a capacidade de reinvenção que os munícipes possuem.
Aqui dificuldade chama-se obstáculo a vencer e dá gosto observar que todos os dias laboriosamente as pessoas saem à rua e à luta.
Neste dia muito especial queremos manifestar o nosso apreço a cidade de Quelimane pela passagem de mais um aniversário.
Somos parte daqueles que acreditam plenamente que Quelimane tem presente e futuro risonho.
Com visão estratégica, voltada para colocar em funcionamento as suas infra-estruturas, explorando a sua capacidade de formação de recursos humanos adequados para atacar os desafios de desenvolvimento que a província da Zambézia tem, Quelimane pode e deve melhorar o seu posicionamento no ranking de desenvolvimento das cidades moçambicanas.
Com o quer forte que os seus munícipes demonstram rapidamente Quelimane acorda decididamente da letargia que estava tomando conta da cidade.
É visível que para os residentes de Quelimane não existe a palavra derrota ou fracasso. Esta postura tem se revelado instrumental para que cidadãos e autoridades municipais enfrentem os combates complexos que tem pela frente.
Nós como AUTARCAS queremos juntar-nos a esta população corajosa, imaginativa, as autoridades municipais e celebrar esta data. Os caminhos que levam ao desenvolvimento estão sendo percorridos todos os dias.
Aquilo que ontem parecia um sonho hoje já é um projecto concreto realizado e outros projectos irão ser concluídos.
Importa realmente sabermos apreciar e enaltecer a coragem de cidadãos anónimos, labutando na esperança de transformar suas vidas. Quelimane é feito de actos heróicos muitas vezes não mencionados.
Quando muitos já não tinham esperança e se davam por vencidos pela conjugação de factores económicos e políticos desfavoráveis uma parte desta cidade resistiu e declarou-se insatisfeita com a situação. Sua insatisfação transformou-se em estratégia de superação de um ambiente difícil, de cenários complexos que travavam o desenvolvimento da cidade.
Afinal quando existe uma vontade firme e determinação os recursos aparentemente inexistentes aparecem e tornam-se disponíveis para acções planificadas e com impacto.
O caminho para a recuperação de Quelimane, para que ela ganhe aquela dinâmica que já foi sua característica é um processo quotidiano cada vez mais visível.
Não temos o receio de afirmar que Quelimane, seus munícipes e autoridades municipais juntos vencerão os desafios existentes.
Sabedoria, trabalho, tenacidade, continuarão a marcar esta cidade e seus cidadãos.
QUELIMANE, BOAS FESTAS E FELLIZ ANIVERSÁRIO!


O AUTARCA – 21.08.2013, citado no Moçambique para todos

No comments: