Monday 26 August 2013

FACIM abre hoje

A 49ª EDIÇÃO da Feira Internacional de Maputo (FACIM), a maior feira empresarial anual de Moçambique, abre hoje em Ricatla, Marracuene, província de Maputo, num acto a ser dirigido pelo Presidente Armando Guebuza. Aabertura da feira coincide com o Dia do Expositor, cerimónia na qual serão galardoadas as empresas estabelecidas no país e que melhor se destacaram na exportação de produtos nacionais em 2012.
As duas cerimónias, nomeadamente o corte da fita que marca a abertura da exposição, bem como a atribuição de prémios, serão dirigidas pelo Chefe do Estado, Armando Guebuza.  A FACIM é a maior feira empresarial em Moçambique e das mais importantes da região, constituindo, por isso, o melhor momento para o intercâmbio comercial entre expositores nacionais e de outros pontos do mundo. Este ano, o evento conta com a participação de pelo menos 480 expositores estrangeiros representando 20 países, designadamente África do Sul, Tanzania, Quénia, Zâmbia, Malawi, Suazilândia, Egipto, Indonésia, Macau, Japão, Tailândia, China, Argentina, Brasil, Portugal, Turquia Alemanha, Suécia, Itália e Polónia.
Segundo dados avançados pela organização, o Japão, Suécia, Argentina e Turquia irão participar pela primeira vez neste evento, tido como a mais importante feira económica do país.
Até ao final da semana passada, mais de 2 mil expositores, entre nacionais e estrangeiros, já se haviam inscrito para a Facim/2013. Daquele número, 1398 representam os expositores nacionais que manifestaram já interesse em participar na feira.
O Presidente do Conselho de Administração do IPEX, entidade organizadora do evento, João Macaringue, explicou ainda que este ano seria montada no local da exposição uma tenda gigante com cerca de 4200 metros quadrados, superando em mais 1200 metros quadros a tenda usada na Facim/2012.
“Para esta edição a feira conta com uma área de 21.000 metros quadrados coberta para exposição e outra de 20.000m² para exposição a descoberto. De entre as remodelações operadas destacam-se ainda a construção convencional da casa do agricultor, o reforço de mecanismos de controlo das bilheteiras e entradas no recinto da feira e a separação da zona de exposição e de lazer”, disse Macaringue.
Até ontem, muitos expositores tinham concluído os trabalhos de decoração dos seus stands, para que a partir de hoje tudo esteja no ponto certo para os visitantes.
Refira-se que a empresa operadora de telefonia móvel Vodacom garante o patrocínio oficial na área das telecomunicações disponibilizando à FACIM equipamentos de transmissão de dados sem fios, modems, acesso gratuito à Internet, entre outros.



Notícias

No comments: