Friday 2 August 2013

Desalento e frustração na “Joaquim Lapa”

Jaime Langa é novo director do “Notícias”

Está instalado um ambiente de funeral na redacção. É que a nomeação está a criar um descontentamento generalizado no “Notícias”. Jaime Langa nem sequer é jornalista.

Maputo (Canalmoz) – Jaime Langa é o novo director editorial do jornal “Notícias” e tomou posse na tarde desta quarta-feira em substitu...ição a Rogério Sitoe que foi destituído do cargo na semana passada, por alegado “desalinhamento editorial”. O “Notícias” é um jornal de capitais mistos, maioritariamente participado pelo Estado moçambicano através do Banco de Moçambique, a PETROMOC e a EMOSE, daí que as movimentações na direcção editorial estejam a interessar a opinião pública. Rogério Sitoe foi destituído, entre outras razões, por ter ido a Sadjundjira cobrir a conferência de Imprensa do líder da Renamo e ter escrito um texto que não agradou ao partido Frelimo. Aliás, há registo de editoriais como o das negociações e do braço-de-ferro entre o Governo e os operadores privados de água que não caíram bem no regime.
Depois de na semana passada terem sido avançados nomes como os de Júlio Manjate e Joana Macie, como prováveis sucessores de Rogério Sitoe, na noite desta terça-feira acabou criando alguma agitação o nome de Jaime Langa, um jovem sem experiência em jornalismo muito menos em gestão editorial. E acabou por se confirmar.
Na verdade, o nome de Jaime Langa foi equacionado a nível do partido Frelimo e do Banco de Moçambique, mas já tem uma grande contestação a nível do jornal por não se lhe reconhecer competência nenhuma em jornalismo e gestão editorial.
Quase que toda a redacção contesta o novo director que contou com grande ajuda do poder para “cair de pará-quedas” no Notícias. “É uma autêntica brincadeira de mau gosto. Nada temos contra ele, mas não tem competência nenhuma para o cargo e não há registo de ter dirigido qualquer projecto editorial com alguma expressão”, desabafou um quadro sénior do “Notícias”.

Quem é Jaime Langa

Jaime Langa era até bem pouco tempo director de um inexpressivo jornal electrónico distribuído por e-mail denominado Jornal de Negócios. Deixou o jornal de Negócios para ser vereador no município da Matola, de resto um cargo que já tinha ocupado e abandonado por desentendimento com Arão Nhancale.
Teve também uma passagem pelo Banco Central.
Jaime Langa consta da lista dos famosos intelectuais orgânicos alistados pelo partido Frelimo para defenderem o partido Frelimo e Armando Guebuza e em contrapartida atacar a Imprensa privada, nomeadamente o Canal de Moçambique e o jornal @Verdade sem se esquecer de ridicularizar os partidos da oposição.

No comments: