Sunday 11 August 2013

Mandela está "mais alerta" e já consegue sentar


A saúde do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela melhora a cada dia e é agora capaz de sentar-se por alguns minutos, informou a sua filha mais nova à emissora estatal SABC.
Mandela, de 95 anos, está internado num hospital de Pretória há dois meses para o tratamento de uma infecção pulmonar recorrente. O governo disse no mês passado que a sua condição permanecia crítica, mas demonstrava melhora.
Zindzi Mandela disse à SABC na sexta-feira que o seu pai estava a ficar cada vez mais alerta.
"Ele está bem. Tata agora consegue sentar-se, senta numa cadeira por alguns minutos por dia, todos os dias você percebe que ele torna-se mais alerta e receptivo. Tata está determinado a não ir a lugar nenhum tão cedo", disse ela, chamando-o pela palavra em Xhosa para pai.
"Ele simplesmente não tem a força de um homem, tem uma força que está além de qualquer coisa que possa ser explicada. Porque, mesmo agora com os desafios da sua saúde, ele de alguma forma consegue se recuperar enquanto todos assumem ser o fim."
A vitória de Mandela nas primeiras eleições multirraciais, em 1994, marcou o fim do regime de apartheid. Quatro anos antes, ele fora libertado depois de 27 anos de prisão sob o domínio da minoria branca, 18 deles na colónia penal da ilha de Robben.



RM

No comments: