Wednesday 28 August 2013

Produto moçambicano “apetecível e competitivo” - Guebuza

Guebas facim agricO Presidente da República, Armando Guebuza, reconheceu haver melhoria de qualidade de produtos de Moçambique, facto que, segundo ele, os torna mais ‘apetecíveis e competitivos’.Guebuza teceu esses elogios segunda-feira durante a cerimónia do Dia do Exportador, inserido no programa da Feira Internacional de Maputo (FACIM), cuja 49ª edição foi por ele inaugurada, ainda hoje, em Ricatla, distrito de Marracuene, província de Maputo.
Como parte da inauguração da feira, o estadista moçambicano percorreu parte dos pavilhões, onde visitou vários exportadores nacionais e estrangeiros. “Congratulamo-nos com a excelente qualidade dos produtos e serviços disponíveis no nosso mercado e para o nosso mercado”, disse ele.
“Notámos com satisfação o crescimento da nossa montra nacional e a sua expansão e diversificação. Muitos produtos nacionais já se apresentam devidamente embalados, facto que os torna mais atractivos, apetecíveis e competitivos”, destacou o estadista moçambicano.
Esta edição da FACIM, que acontece pelo terceiro ano consecutivo em Ricatla, uma área rural localizada a cerca de 30 quilómetros a norte da cidade de Maputo, conta com a participação de mais de dois mil expositores, entre nacionais e estrangeiros.
Pelo menos 480 expositores estrangeiros participam no evento, representando 20 países, designadamente África do Sul, Alemanha, Brasil, China, Tanzânia, Quénia, Zâmbia, Malawi, Swazilândia, Egipto, Indonésia, Itália, Macau, Polónia, Portugal, Tailândia, Japão, Argentina, Suécia e Turquia, com os quatro últimos a participarem pela primeira vez no certame.
No seu discurso, Guebuza disse que a feira fornece uma vasta gama de oportunidades para afirmação de parcerias entre expositores moçambicanos entre si e os seus pares estrangeiros.
“Na verdade, é nesta feira que temos estado a expor num único espaço contíguo e em simultâneo o potencial que oferecemos a quem nos visita. É também nesta feira que os expositores estrangeiros têm oportunidade de interagir uns com os outros e com os seus pares moçambicanos bem como com representantes de empresas estrangeiras sedeadas no nosso Moçambique”, disse ele.
Para Guebuza, o aumento do número de expositores também é um indicador de que o governo deve acelerar o passo na criação de condições na feira. “Devemos avançar nos desenhos e plantas para acções tangíveis em resposta a essa demanda”, disse ele.
Como parte do Dia do Exportador, diversas empresas foram premiadas devido ao seu desempenho no ramo de exportações no ano passado.
“Felicitamos essas empresas pelo seu desempenho que em muito contribuiu para projectar o bom nome desta pérola do Índico além-fronteiras. Ao mesmo, tempo, o desempenho positivo dessas empresas contribuiu para a captação de mais divisas que são fundamentais para o financiamento das nossas operações externas”, disse ele.
Para este ano, o Instituto para a Promoção das Exportações (IPEX), instituição organizadora da feira, montou, no local da exposição, uma tenda gigante com cerca de 4200 metros quadrados, superando em mais 1200 metros quadros a tenda usada na edição do ano passado.
De entre as remodelações realizadas no terreno, destaca-se a construção convencional da casa do agricultor, o reforço de mecanismos de controlo das bilheteiras e entradas no recinto da feira e a separação da zona de exposição e de lazer.


(RM/AIM)

No comments: