Thursday 29 April 2010

Presidente Armando Guebuza inicia hoje visita de dois dias a Portugal


O Presidente Armando Guebuza inicia hoje - quinta-feira - uma visita de Estado de dois dias a Portugal a partir de amanhã.
O chefe do Estado faz-se acompanhar da sua esposa, Maria da Luz Guebuza, dos ministros Oldemiro Baloi, dos Negócios Estrangeiros, Manuel Chang, das Finanças, Fernando Sumbana, do Turismo e Salvador Namburete, da Energia. Integram ainda a delegação, deputados da Assembleia da Repºeblica e cerca de 70 empresários.
O cehefe do Estado realiza esta visita a convite do seu homólogo português, Cavaco Silva, e tem como objectivo a consolidação das relações politicas e empresariais entre os dois países.
Durante os dois dias da visita,Armando Guebuza irá manter contactos com o Presidente português, Cavaco Silva, e com o Primeiro-ministro, José Sócrates.
Vai igualmente visitar a Assembleia da República, participar num seminário empresarial e manterá um encontro com a comunidade moçambicana residente em Portugal.
Ontem o presidente Armando Guebuza cumpriu um programa privado.
Esta visita a Portugal realiza-se numa altura em que os dois países têm afirmado reiteradamente que as suas relações bilaterais estão a atravessar um alto e excelente momento.
Uma fonte portuguesa revelou a Rádio Moçambique que se prevê a assinatura de acordos entre os dois governos nos domínios da segurança social e da cooperação técnica e científica.
Moçambique e Portugal cooperam nas áreas politica, técnico militar, policial, da governação, justiça, construção entre outras outras.
Neste momento cerca de 60 por cento da cooperação é dedicada a educação e a formação profissional, sendo que Portugal ascendeu em 2009 à segunda posição em termos de investimento estrangeiro em Moçambique.
Isto foi possível com a aprovação de um mega-projecto de 20 anos para a produção de papel, orçado em um bilião e duzentos milhões de euros.
O projecto será implementado nas províncias de Manica e Zambézia e vai gerar cerca de dois mil postos de trabalho.
Uma fonte do Centro de Promoção do Investimento de Moçambique (CPI), revelou à RM que este projecto reveste-se de capital importância, uma vez que assenta na filosofia do governo de inverter a actual tendência em que as exportações do país são dominadas por matérias primas.
“Encorajamos parcerias com empresários locais com vista à transferencia do Know how e a transferência de tecnologia para o processamento interno das mercadorias” – afirmou a fonte, tendo acrescentando que o investimento deve constituir uma fonte para a redução do déficit orçamental.
No comércio, Moçambique é o segundo destino das exportações portuguesas para os países africanos de língua oficial portuguesa.
Em 2009, Moçambique importou de Portugal 121 milhões de euros contra 92 milhões no ano anterior. As exportações moçambicanas para Portugal também registaram um crescimento neste período, tendo passado para cerca de 43 milhões de euros, um aumento de 27 por cento comparativamente a 2008.
A fonte do Centro de Promoção do Investimento fez questão de sublinhar que as expectativas são as mais elevadas em torno da visita que o Presidente Armando Guebuza realiza a partir de amanhã a Portugal, esperando-se que contribua ainda mais para estreitar as relações bilaterais.


Por Leonel Matias, enviado da Rádio Moçambique

No comments: