Friday 9 April 2010

Assassínio de Blanche não retira credibilidade à RSA

MAPUTO – Graça Machel recusa que a África do Sul tenha perdido credibilidade, depois do assassínio do líder da extrema direita, Eugéne Terre`Blanche, e pediu aos portugueses que apoiem a sua selecção, no próximo mundial de futebol.

“Ficou claro, desde primeiro momento, que se tratava de um crime normal, não há qualquer motivação política. Não acredito que haja uma perturbação que leve a desacreditar o país”, disse, à Agência Lusa, Graça Mandela, de visita a Portugal, na qualidade de presidente do grupo moçambicano Whatana, para uma acção de promoção do investimento português, na África Austral.
Questionada sobre os cânticos de apelo à “morte ao Boer’, entoados por jovens do ANC, o partido actualmente no poder, e se colocam em causa a herança do seu marido, Nelson Mandela, a também activista de direitos humanos afirma que esta não é nem a “posição do partido” nem da “população em geral”.
“Aceito que tenha sido fácil fazer a relação, tendo havido esses cânticos e o assassinato mas felizmente foi pura coincidência”, garantiu a viúva do ex-Presidente moçambicano Samora Machel.
Apesar desta convicção, Graça Machel reconhece que 20 anos depois do fim do apartheid a questão racial não está resolvida na África do Sul e avisa que este é um “grande desafio” não só no país mas em todo o mundo, inclusivamente na Europa.
“Na África do Sul, onde houve um sistema que tinha institucionalizado a divisão racial, é muito mais presente no universo cultural das pessoas. Mas a questão racial está presente em todo o lado, e não é somente de negros para brancos. Na Europa há rejeição de pessoas da antiga Europa de Leste”, declarou.
Garantindo que “o país está calmo” e que a comunidade portuguesa na África do Sul não tem motivo para estar receosa, Graça Machel apelou à ida dos portugueses ao país para assistirem ao Mundial de Futebol, em Junho.
“As preparações para o campeonato do mundo continuam a todo o vapor e, esperamos que os fãs portugueses se façam representar para, pelo menos, ver o jogo Portugal-Brasil”, apelou.
O Whatana Investment Group é uma sociedade de investimentos criada, em 2005, que tem interesses e participações em várias empresas dos sectores da logística, telecomunicações, sector financeiro, recursos minerais e energia.

(Lusa/A Tribuna Fax, o8/04/10)


Nota do José - Graça Machel emite aqui uma opinião muito válida, mas discordo quando compara os casos de racismo na África do Sul com a alegada rejeição de cidadãos da antiga Europa do Leste. O País na realidade está calmo mas há tensões que devem ser discutidas e resolvidas.

No comments: