Thursday 1 April 2010

1 de Abril: Dia das mentiras e das brincadeiras



Gostaria de dissipar eventuais equívocos e clarificar de forma inequívoca e categórica que a decisão de propor a revisão pontual do regimento da Assembleia da República, para permitir que o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) se constitua em bancada, resulta de uma ponderação da Frelimo e não está associada à nenhuma pressão.
Portanto, ao tomarmos a iniciativa de rever o regimento e permitir a constituição de mais uma bancada, estamos a ser coerentes connosco próprios, como impulsionadores do Estado de Direito Democrático. Tomámos esta decisão cientes de que o pluralismo político é uma das vertentes fundamentais do exercício da democracia, da cidadania e da soberania.
A Frelimo é um partido aberto, “que promove a tolerância política, o diálogo e a harmonia social, e a inclusão politica”.
Sem embargo da maioria de mais de dois terços, a Frelimo respeita a minoria e, a postura da Frelimo será sempre de privilegiar a defesa do interesse nacional, promoção do diálogo e da tolerância, o respeito pela ordem jurídica vigente no País.
Portanto, nós próprios moçambicanos é que somos os protagonistas do nosso processo político, nos próprios é que somos os obreiros e destinatários do processo democrático moçambicano, em geral, e do processo eleitoral em particular. Não há no Mundo um sistema eleitoral perfeito, ou uma legislação eleitoral perfeita. Porém, Moçambique orgulha-se por ter um processo eleitoral exemplar.


Edson Macuacua, Secretario para a Mobilização e Propaganda da Frelimo, no Notícias. Confira aqui.



Nota do José:
Escolhi este texto para assinalar a data do Dia das mentiras e brincadeiras.

No comments: